• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Investigador português distinguido com prémio americano

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng3492321.jpg


Dr. Mamede de Carvalho, o único investigador português distinguido com o Robert S Schwab Award. - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

A Sociedade Americana de Neurofisiologia Clínica distinguiu Mamede de Carvalho, diretor de unidade e investigador no Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com Robert S. Schwab Award.
A Sociedade Americana de Neurofisiologia Clínica (American Clinical Neurophysiology Society), criada em 1946, dedica-se a promover a excelência em neurofisiologia clínica e a aprofundar a compreensão da função do sistema nervoso central e periférico na saúde e na doença. Este galardão, atribuído anualmente a uma personalidade com contribuições excecionais na área de neurofisiologia clínica, foi entregue pela primeira vez a um investigador português. Desde 1997 que são distinguidos maioritariamente investigadores americanos.



Mamede de Carvalho foi agora reconhecido pela sua carreira de investigação e clínica dedicada principalmente ao estudo da esclerose lateral amiotrófica. Os mais de 200 artigos publicados a nível internacional permitiram a definição de novos critérios para o diagnóstico da doença, quantificação da sua progressão e compreensão dos mecanismos da sua origem.
"Ao estar ainda numa faixa etária em plena fase de atividade este prémio representa, sobretudo, um estímulo para a persistência na realização de melhores trabalhos na Neurofisiologia Clínica, mesmo com meios limitados, quer em equipamentos quer em recursos humanos", afirma o investigador português.
Mamede de Carvalho, neurologista e neurofisiologista no Hospital de Santa Maria e professor catedrático de Fisiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tem contribuído ao longo da sua carreira, a nível mundial, na promoção da neurofisiologia. Entre 2010 e 2014 foi presidente da Sociedade Internacional de Neurofisiologia Clínica (International Clinical Neurophysiology Society) e membro executivo da Federação Internacional de Neurofisiologia Clínica (International Federation of Clinical Neurophysiology).
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é a terceira doença neurodegenerativa mais frequente a seguir à doença de Alzheimer e à doença de Parkinson, apesar de apenas ter uma incidência de 2 a 3 casos por 100.000 habitantes. Caracterizada pela degenerescência dos neurónios motores, o seu quadro clínico pode manifestar-se inicialmente pela paralisia de um membro superior ou inferior, pelo transtorno da fala e dificuldade de deglutinação ou por uma paralisia respiratória.



dn
 
Topo