Portal Chamar Táxi

Investigadora portuguesa vence Prémio Ibérico de Arquitetura Tradicional

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
A arquiteta portuguesa Joana Maria dos Santos Gonçalves conquistou o Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional, criado para valorizar o conhecimento e conservação do património na Península Ibérica, anunciou, esta segunda-feira, a organização.

De acordo com a Escola Superior Gallaecia (ESG), em Vila Nova de Cerveira, a arquiteta da Universidade do Minho foi premiada pelo trabalho de investigação "Tradição em Continuidade: Levantamento das Quintas da Terra Fria Transmontana e Contributos para a Sustentabilidade".
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas, uma delas a Cristiana Veiga de Macedo Lamas, pelo trabalho "Consolidação e Reforço de Estruturas de Alvenaria e de Madeira. Técnicas de Intervenção integradas na Reabilitação Arquitetónica do Edificado Antigo Português".
Marta Colón Alonso, com a investigação sobre "Transformaciones Históricas en el Convento de San Francisco de Betanzos" (Corunha), recebeu igualmente um menção honrosa.
Ao prémio, de caráter bienal e no valor de 3000 euros, concorreram nesta edição 36 projetos, dos quais tinham sido apurados oito finalistas.
De acordo com a organização, "o elevado número de candidaturas e a qualidade geral das investigações submetidas dificultou a seleção final", mas a investigação de Joana Maria dos Santos Gonçalves obteve a unanimidade do júri "pela sua consistência e excelência".



jn
 
Topo