• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Investigadores descobrem cancro mais antigo da história

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Vestígios de um tumor maligno foram detectados no osso do pé de um hominídeo com 1,7 milhões de anos, descoberto numa caverna da África do Sul.

abc.jpg
FOTO: AFP PHOTO / LEON NEAL

Uma equipa de cientistas britânicos e sul-africanos descobriu num gruta de Joanesburgo, na África do Sul, aquele que já é considerado o caso de cancro mais antigo da história.

Depois de descobrirem as ossadas, os cientistas aperceberam-se de que um dos fósseis era composto por uma substância opaca, que poderia sugerir a presença de doença.

Os peritos da Universidade Central de Lancashire, no Reino Unido, submeteram o osso pré-histórico de um pé-esquerdo a exames para perceberem exactamente o tipo de patologia.

Saiba ainda: 17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram

Leia também: 10 coisas do dia a dia que causam cancro

"Comparámos [o conteúdo do osso] com biopsias modernas feitas a pacientes de cancro e percebemos que era um tumor maligno", explica Patrick Randolph-Quinney, biólogo e antropólogo na Universidade Central de Lancashire, escreve o Telegraph.

O cancro foi identificado como um osteossarcoma, um tipo de tumor maligno raro e agressivo que afecta, sobretudo, pessoas mais jovens.

A descoberta, publicada no Jornal Sul-africano da Ciência e divulgada pela revista National Geographic, sugere que, embora os estilos de vida modernos tenham aumentado a incidência do cancro, especialmente nos países industrializados, esta é uma doença que tem acompanhado a evolução do ser humano desde a pré-história.


Fonte
 
Topo