• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ipconfig (saiba mais sobre esse comando)

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Exibe todos os valores de configuração de rede TCP/IP e atualiza as configurações do protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP) e do sistema de nomes de domínios (DNS). Quando usado sem parâmetros, o ipconfig exibe o endereço IP, a máscara da sub-rede e o gateway padrão para todos os adaptadores.

sintaxe

ipconfig [/all] [/renew [adaptador]] [/release [adaptador]] [/flushdns] [/displaydns] [/registerdns] [/showclassid adaptador] [/setclassid adaptador [ID_classe]]


Parâmetros

/all
Exibe a configuração TCP/IP completa para todos os adaptadores. Sem este parâmetro, o ipconfig exibe apenas o endereço IP, a máscara da sub-rede e valores de gateway padrão para cada adaptador. Os adaptadores podem representar interfaces físicas, como adaptadores de rede instalados, ou interfaces lógicas, como conexões dial-up.

/renew [adaptador]
Atualiza a configuração DHCP para todos os adaptadores (se nenhum adaptador tiver sido especificado) ou para um adaptador específico caso o parâmetro adaptador tenha sido incluído. Esse parâmetro está disponível somente em computadores com adaptadores configurados para obter um endereço IP automaticamente. Para especificar um nome de adaptador, digite o nome que aparece quando você utiliza ipconfig sem parâmetros.

/release [adaptador]
Envia uma mensagem DHCPRELEASE ao servidor DHCP para liberar a configuração DHCP atual e descartar a configuração do endereço IP para todos os adaptadores (se nenhum tiver sido especificado) ou para um adaptador específico caso o parâmetro adaptador tenha sido incluído. Esse parâmetro desativa o TCP/IP para adaptadores configurados para obter um endereço IP automaticamente. Para especificar um nome de adaptador, digite o nome que aparece quando você utiliza ipconfig sem parâmetros.

/flushdns
Libera e redefine o conteúdo do cache do resolvedor do cliente DNS. Durante a solução de problemas do DNS, você pode usar esse procedimento para descartar entradas de cache negativas, assim como quaisquer outras entradas adicionadas dinamicamente.

/displaydns
Exibe o conteúdo do cache do resolvedor do cliente DNS, que inclui entradas pré-carregadas do arquivo Hosts local e os registros de recursos obtidos recentemente para consultas de nomes resolvidas pelo computador. O serviço Cliente DNS usa essas informações para resolver rapidamente nomes consultados com freqüência antes de consultar seus servidores DNS configurados.

/registerdns
Inicia o registro dinâmico manual para endereços IP e nomes DNS que são configurados em um computador. Esse parâmetro pode ser usado para solucionar problemas de registro de nomes DNS com falha ou de atualizações dinâmicas entre um cliente e o servidor DNS sem reinicializar o computador cliente. As configurações DNS nas propriedades avançadas do protocolo TCP/IP definem quais nomes são registrados no DNS.

/showclassid adaptador
Exibe a ID de classe DHCP de um adaptador especificado. Para exibir a ID de classe DHCP para todos os adaptadores, use o caractere curinga asterisco Comentários

O comando ipconfig é a linha de comando equivalente ao comando winipcfg, que está disponível no Windows Millennium Edition, Windows 98 e Windows 95. Embora o Windows XP não contenha um equivalente gráfico do comando winipcfg, você pode usar Conexões de rede para exibir e renovar um endereço IP. Para fazer isso, abra Conexões de rede, clique com o botão direito do mouse em uma conexão de rede, clique em Status e, em seguida, na guia Suporte.

Esse comando é muito útil em computadores configurados para obter um endereço IP automaticamente. Isso permite aos usuários determinar quais valores da configuração TCP/IP foram configurados pelo DHCP, pelo endereçamento IP particular automático (APIPA) ou por uma configuração alternativa.

Se o nome de adaptador contiver espaços, delimite-o com aspas (isto é, "nome do adaptador").

Em nomes de adaptadores, ipconfig dá suporte ao uso do caractere curinga asterisco para especificar adaptadores com nomes contendo uma seqüência de caracteres especificada no início ou em qualquer posição. Por exemplo, Local* encontra todos os adaptadores que iniciam com a seqüência de caracteres Local e *Con* encontra todos os adaptadores que contenham a seqüência Con.

Esse comando só estará disponível se o Protocolo Internet (TCP/IP) estiver instalado como um componente nas propriedades de um adaptador de rede em Conexões de rede.
 
Última edição:

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Exemplos

Para exibir a configuração TCP/IP básica de todos os adaptadores, digite:

ipconfig

Para exibir a configuração TCP/IP completa de todos os adaptadores, digite:

ipconfig /all

Para renovar a configuração de um endereço IP atribuído pelo DHCP somente para o adaptador Conexão local, digite:

ipconfig /renew "Conexão local"

Para liberar o cache do DNS Resolver ao solucionar problemas de nomes DNS, digite:

ipconfig /flushdns

Para exibir a ID de classe DHCP para todos os adaptadores com nomes iniciados com Local, digite:

ipconfig /showclassid Local*

Para definir a ID de classe DHCP para o adaptador Conexão local como TESTE, digite:

ipconfig /setclassid "Conexão local" TESTE


cumpts
hell
 
Topo