kok@s
GForum VIP
- Entrou
- Dez 9, 2019
- Mensagens
- 10,454
- Gostos Recebidos
- 460
Khamenei concede indultos a mais de 2.000 reclusos
O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, concedeu hoje indultos e reduções de pena a mais de 2.000 reclusos, excluindo qualquer pessoa envolvida nos recentes protestos antigovernamentais, disseram as autoridades judiciais.
O anúncio foi feito na véspera do aniversário da Revolução Islâmica, data em que tradicionalmente são adotadas medidas de clemência no país.
Khamenei atendeu ao pedido do chefe da magistratura para indultar, reduzir ou comutar as penas de 2.108 condenados, de acordo com o órgão de comunicação do poder judicial iraniano Mizan Online.
A lista de beneficiários não inclui reclusos "processados ou condenados após os recentes distúrbios", esclareceu o vice-chefe do poder judicial, Ali Mozaffari, citado pelo mesmo meio.
Os protestos em massa começaram a 28 de dezembro, inicialmente contra o aumento do custo de vida, e evoluíram para um movimento mais amplo de contestação ao regime.
As autoridades iranianas reconheceram a morte de mais de três mil pessoas, afirmando que a maioria eram membros das forças de segurança ou civis mortos por alegados terroristas ligados aos Estados Unidos e a Israel.
A organização não-governamental norte-americana Human Rights Activists News Agency contabilizou 6.964 mortos, na maioria manifestantes, e investiga ainda outros 11.730 casos.
nm
