kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Projeto holandês School at Sea permite que os alunos vivam e estudem os currículos nacionais a bordo de um navio à vela, explorando o mar, bem como outros países e culturas.
Júlia e Bartolomeu são dois amigos da Horta, Faial, e estudam ambos na Escola Manuel de Arriaga. Ela tem 14 nos e faz vela desde os nove. Ele tem 16 e pratica a mesma atividade há dez. Gostam de andar ao sabor do vento, mas sabem muito bem para onde querem ir. Partilham o mesmo sonho: estudar seis meses a bordo de um navio à vela pelo Atlântico Norte, no âmbito do projeto holandês School at Sea. Já passaram a primeira fase de candidaturas e estão confiantes que vão passar na segunda. Mas nenhum dos dois consegue suportar os custos da viagem, que ronda os 21 mil euros, pelo que estão neste momento à procura de patrocínios.
No âmbito do projeto da School at Sea Foudation, com sede na Holanda, 30 a 35 jovens com idades entre os 14 e os 17 anos fazem parte do ano letivo a bordo de um navio à vela, com tudo o que implica a vida marítima, desde a cozinha à navegação, passando pela manutenção do navio, meteorologia e limpeza. Pela primeira vez, o projeto estará aberto a jovens de outros países no próximo ano letivo. Embarcam em Amesterdão no dia 24 de outubro e a viagem termina a 24 de abril de 2016, no mesmo local. Seguindo o programa das suas escolas de origem, são acompanhados a bordo por professores de áreas nucleares que enviam relatórios a cada seis meses para os seus estabelecimentos de ensino e para os pais.
A bordo, os participantes alternam um dia de aulas e um dia de atividade marítima. De duas em duas semanas, têm um domingo livre.
dn