kokas
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Vai ser a primeira linha ferroviária a ser operada por um comboio de levitação magnética no país.
Governo japonês aprovou hoje a construção da primeira linha ferroviária a ser operada por um comboio de levitação magnética no país, com capacidade para alcançar os 600 quilómetros por hora, que vai unir Tóquio e Nagoya em 2027.
A operadora ferroviária japonesa Central Japan Railway (JR Tokai) apresentou o projeto em setembro do ano passado e remeteu-o em agosto ao Executivo nipónico que hoje deu a autorização necessária para o arranque dos trabalhos de construção da nova linha.
A Central Japan Railway espera proporcionar a primeira viagem comercial entre as cidades de Tóquio e Nagoya em 2027, um trajeto de 286 quilómetros que o novo modelo terá capacidade para completar em aproximadamente 40 minutos, em vez dos 89 que demora o serviço de alta velocidade Shinkansen ('comboio bala').
Os comboios "Maglev" funcionam através de um sistema de levitação magnética que usa motores lineares instalados pertos dos carris.
O campo magnético permite que o comboio se eleve até dez centímetros acima dos carris, eliminando o contato e deixando o ar como único elemento de atrito, favorecendo assim a velocidade.
dn