• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Jeff Bezos tem um plano para “salvar a Terra” e ninguém tinha pensado nisso

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,512
Gostos Recebidos
366
Jeff Bezos é um multimilionário que, tal como muitos outros, tem planos para explorar os astros. Nesse sentido, o pai da Amazon e da Blue Origin traçou já um plano para salvar a Terra. Segundo Bezos, a Terra só tem salvação se deslocar toda a indústria pesada para o espaço.


A Blue Origin trabalha já afincadamente para se lançar na indústria aeroespacial e tem planos para comercializar planos viagens à Lua e turismo espacial.


blue_origin00-720x412.jpg





Jeff Bezos é um multimilionário americano que é o pai da Amazon. Além disso, tem uma empresa aeroespacial, a Blue Origin. Esta empresa tem entre os seus planos viagens à Lua e turismo espacial, inclusive com estreita colaboração com a NASA.


A ida à Lua, para este CEO, não deveria ser só para fazer uma visita. Segundo ele, para salvar a Terra teríamos de considerar levar a indústria pesada para o nosso satélite natural.



Acredito que um dia a Terra será uma área residencial e industrial ligeira. Vamos levar toda a indústria pesada para o espaço; é a única forma de salvar o planeta.


Afirmou Jeff Bezos.



Para viabilizar esta ideia, o empresário comentou que é necessário baixar os custos na indústria espacial. Esta diminuição nos custos é igualmente uma forma de fazer descolar este novo mercado abrindo ao mundo as viagens espaciais de forma mais dinâmica e prática.


Segundo ele, o processo tem de ser aligeirado, ao ponto de se parecer com uma normal viagem de avião: levantar, aterrar, reabastecer e voar novamente.
Chegou a hora de regressar à Lua. Está na hora de ficar.
Jeff Bezos.



blue_origin01-720x412.jpg







[h=3]Aposta em levar carga ao espaço e voltar[/h] A empresa deste magnata das compras online tem na génese a mesma aposta feita por Elon Musk. Ambos apostam no uso de foguetes reutilizáveis conseguindo que estes aterrem verticalmente nas suas plataformas.


A ideia é que tal comportamento permita uma grande usabilidade operacional. Assim, ao aterrarem na vertical, os foguetes são rapidamente recarregados, abastecidos e de novo colocados no espaço. Nesse sentido, Bezos vê a Lua como um presente que nos foi dado.

[h=3]A Lua é um presente? Como assim?[/h] Bom, o satélite natural da Terra pode servir não só de base para estas viagens espaciais como um local a alocar indústria que no nosso planeta seja, de alguma forma, nefasta. Além disso, quando for possível usar a água existente nas suas crateras, esta será usada para alimentar de energia os foguetes.


Em vez destas naves irem carregadas para cima, podem ser abastecidas na Lua. Deu como exemplo que a energia necessária para levantar uma libra (cerca de meio quilo) é 24 vezes menor no espaço.



[video=youtube;hmk1oHzvNKA]https://www.youtube.com/watch?v=hmk1oHzvNKA&feature=emb_logo[/video]



[h=3]Mas quando será que a Lua terá essa “função”?[/h] A exploração descontrolada dos recursos do nosso planeta fez com que alguns já estejam a escassear e que o clima tenha mudado quase sem solução.

Diante desse cenário, Bezos diz que “temos que nos mover através do sistema solar” para continuar a usar “mais e mais energia e recursos para construir coisas maravilhosas”, mas a abordagem é de longo prazo, bastante longo prazo.



O próprio Bezos fala sobre “os netos dos nossos netos”, e como já vimos, 60 anos depois da primeira sonda humana a chegar à Lua e 50 anos depois de a termos pisado, ainda é incrivelmente complexo pousar na Lua. Conforme temos visto, há nos últimos tempos vários acidentes registados com estas tentativas de alunar.

[h=3]O homem e a tecnologia deram já grandes passos[/h] Apesar de alguns incidentes, não tem havido retrocessos. Aliás, como temos visto, estamos a enviar missões de regresso, com rovers e com seres humanos. Além disso, a maior aposta no espaço está a fazer com que os preços sejam menores, mas sem retirar à segurança o necessário investimento.

Contudo, esse ponto irá tornar muito complicada a vida no espaço.


Levará décadas até que as questões de eficiência e subsistência sejam também resolvidas quando se fala em longas viagens ou longas estadias no espaço. Sem mencionar o quão complexo é ser capaz de fazer com que as indústrias de hoje trabalhem no espaço, algo que parece ficção científica.





jeff-bezos-1-720x541.jpg





[h=2]Ir para ficar…[/h] No passado mês de maio, Jeff Bezos revelou numa conferência em Seattle os seus planos para conquistar a lua. O dono da Amazon afirmou que está na hora de nós, seres humanos, regressarmos à lua mas com o objetivo de ficar. Assim, criar uma colónia na lua é para Jeff Bezos uma prioridade.


A Blue Origin procura, neste momento, apoio para esta missão e a ideia passa por criar um novo serviço de logística. Para além disso, a empresa de Jeff Bezos já possui tecnologia bastante avançada que deverá permitir a aterragem em segurança de carga de elevada massa na lua.




col%C3%B3nia-720x384.jpg





Jeff Bezos sugere estabelecer a colónia num dos polos da lua, onde a luz solar não atinge diretamente certas crateras que contêm gelo.


Penso que devemos construir uma colónia permanente num dos polos da lua e está na altura de regressar mas desta vez para ficar.
Jeff Bezos
[h=2]Como é que se prepara uma missão destas?
[/h]
Preparar uma missão que envolve uma ida à lua para estabelecer uma colónia é um grande desafio. Apesar dos avanços tecnológicos que ocorreram desde a primeira ida à lua em 1969, a dificuldade daquilo que hoje queremos alcançar pode ser ainda maior.




2333main_MM_Image_Feature_19_rs4-720x540.jpg






Existe imensos fatores a ponderar e muito equipamento para preparar antes de os seres humanos sequer pensem em passar uma noite na lua. Há equipamento que só pode ser montado à superfície e a Blue Origin pretende confiar essa tarefa à robótica e a avançados sistemas de machine learning.


Apesar da dificuldade, é possível concretizar a missão. Este é um passo muito importante pois a lua poderá tornar-se a base a partir da qual a humanidade conquistará o espaço.



Na opinião de Jeff Bezos, teremos que deixar o planeta Terra e, ao fazê-lo vamos torná-lo melhor.



PP
 
Topo