• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Jesus poderá ser o 5.º 'traidor' a trocar clube pelo rival

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Foram quatro os técnicos que passaram pelo Benfica e também pelo Sporting. Aqueles que tiveram sucesso na Luz não vingaram em Alvalade.


naom_53fad3d7db7d1.jpg




A confirmar-se a mudança de Jorge Jesus do Benfica para o Sporting, o treinador português poderá ser o quinto técnico a fazê-lo. Nunca nenhum dos anteriores técnicos fez o que o luso poderá vir a fazer: abandonar o Benfica depois de se ter sagrado bicampeão.




A saber, o brasileiro Otto Glória foi o primeiro a fazê-lo tendo treinado o Sporting na época em 60/61 e parte de 61/62 (transferiu-se para o Marselha no decorrer da época), depois de ter estado cinco anos no Benfica (entre 1954 e 1959). Pelo meio ainda passou pelo Belenenses durante duas temporadas, segundo dados do site Zerozero.
Em 65/66 voltaria a Alvalade, mas acabaria por sair para treinar Portugal. Glória conquistou dois campeonatos pelas ‘águias’, em 54/55 e 56/57 e não teve sucesso no Sporting.
Fernando Riera, também falecido tal como Otto Glória, foi outro dos ‘traidores’, depois de ter despontado no Belenenses, o chileno esteve no Benfica 1962/63 (campeão) e regressou para mais duas épocas em 1966 e 1968 (bicampeão). Depois de uma passagem pelo FC Porto (72/73), ingressou no Sporting durante a época 74/75 (perdeu liga para os homens da Luz).
Jesualdo Ferreira foi o terceiro a passar pelos dois lisboetas, sendo que ganhou notoriedade no Benfica passou em 2001/02 (sporting sagrou-se campeão) e saiu no decorrer da época do ano seguinte. O técnico de 69 anos teve uma passagem de sucesso pelo FC Porto e em 2012/13 foi um dos quatro técnicos (Franky Vercauteren, Sá Pinto e Oceano) que passou pelo comando técnico leonino. Sem sucesso também.
Mais recentemente, todos se recordam dos nomes do atual selecionador português Fernando Santos, fez o percurso inverso, orientado o Sporting em 2003/04. Depois de uma passagem por AEK e Panathinaikos (Grécia) e em 2006/07 ingressou no Benfica sem grande sucesso e acabou por sair no final da pré-temporada do ano seguinte em diferendo com a direção. Mas sem sucesso.
Em comum, todos eles têm o facto de também terem feito viagem rumo ao norte para orientar o FC Porto. Jorge Jesus será deste modo o único reinador que trocará de clube entre dois rivais sem fazer um interregno de algum tempo ou ter orientado algum clube pelo meio.




nm
 
Topo