Portal Chamar Táxi

Jihadista português detido em Espanha é filho de emigrantes em França

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4827452.JPG


A operação policial decorreu em Espanha e em Marrocos e resultou de uma investigação conjunta das autoridades dos dois países




Fábio A. não tem ligações, conhecidas pelas autoridades, ao grupo de jihadistas portugueses, da zona de Sintra, que partiram para a Síria e Iraque.





Ao que o DN apurou junto a fontes policiais, que receberam informação sobre este português, detido numa operação em Espanha e em Marrocos, não são conhecidas ligações deste emigrante aos outros portugueses, da zona de Sintra, já referenciados pelas autoridades nacionais. Tem 30 anos e a paixão por uma marroquina muçulmana radical levou-o a juntar-se ao grupo que recrutava para o Estado Islâmico,através da internet, com base em Toledo, uma região de grande ativismo radical islâmico.A sua conversão deu-se ainda em França, nos arredores de Paris, onde vivia com os seus pais, emigrantes originários de uma das regiões autónomas. Há cerca de um ano deixou França, onde os serviços de informações e a polícia têm referenciados outros descendentes de portugueses que se converteram ao islamismo, e viajou com a marroquina rumo ao sul de Espanha.Fontes das forças e serviços de segurança portugueses que estão, em conjunto com as congéneres francesas e espanholas, a monitorizar as movimentações destes grupos, não identificaram nenhuma ligação de Fábio A. a Ayoub el Khazzani, o terrorista marroquino que, a 21 de Agosto último, tentou um ataque num TGV em França. O Correio da Manhã noticia hoje que Fábio teria estado com Ayoub em Portugal, antes do episódio do TGV, escrevendo que um espião das secretas portuguesas vigiaram a passagem pelo nosso país, informação essa que as fontes do DN asseguram ser "totalmente falsa".A operação conjunta entre as polícias espanhola e marroquina, levado a cabo este domingo, resultou em 10 detenções nos dois países.



dn

 
Topo