Portal Chamar Táxi

Notícias João Lourenço diz ter conseguido renegociar termos da dívida junto de credores chineses

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
56,176
Gostos Recebidos
1,595
João Lourenço diz ter conseguido renegociar termos da dívida junto de credores chineses

img_900x508$2024_03_15_22_25_30_1600315.jpg


Dívida de Angola à China ascende a cerca de 17 mil milhões de dólares (15,6 mil milhões de euros)

O Presidente angolano, João Lourenço, sugeriu esta sexta-feira que conseguiu renegociar os termos da dívida de Luanda junto de credores chineses, após um encontro com o primeiro-ministro chinês, no início de uma visita oficial à China.

No encontro, o Presidente angolano disse ter falado da "necessidade de o credor ajudar-nos a sair da situação de asfixia em que nos encontramos, sem que isso represente prejuízo para a entidade credora", lê-se no comunicado.

Lourenço afirmou ter conseguido "desbloquear em grande medida" os "constrangimentos apresentados por Angola relativamente aos compromissos com bancos e instituições credoras chinesas" e que foram negociadas "medidas de alívio que não prejudicam os interesses de nenhuma das partes".

A dívida de Angola à China ascende a cerca de 17 mil milhões de dólares (15,6 mil milhões de euros), lembrou o chefe de Estado angolano, durante o encontro com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, no Grande Palácio do Povo, junto à Praça Tiananmen, no centro de Pequim.

O Presidente angolano aproveitou ainda para agradecer à China o apoio no combate à pandemia da Covid-19.

Sobre a crescente tensão entre China e Taiwan, João Lourenço refere que a "Angola defende o princípio de uma só China e Taiwan como parte integrante do território chinês, assunto que deve ser solucionado por meios pacíficos, a exemplo do que aconteceu com Hong Kong e Macau, não havendo por isso razões para se pensar de forma diferente depois desses dois casos de grande sucesso da diplomacia chinesa".

Correio da Manhã
 
Topo