• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Jogos para Bebés

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
Fazer jogos com um recém-nascido – isso é possível? Eles não passam o tempo a dormir, a comer, a sujar a fralda, a chorar e…a dormir?

Realmente é o que eles fazem a maior parte do tempo. Os bebés recém-nascidos dormem cerca de 20 horas por dia, no entanto não são horas consecutivas como já se deve ter apercebido. Se aproveitar a oportunidade quando o seu filho estiver acordado, vai ficar espantada com a interacção que é realmente possível.



Jogos de Imitação

Uma característica fascinante nos recém-nascidos, é que eles conseguem imitar. Escolha um momento em que o seu bebé esteja alerta e bem disposto. Pegue nele e coloque-o bem perto da sua cara, uma vez que a sua visão ainda não é muito boa. Ponha a língua de fora. Deixe-se ficar assim por um bocado e depois comece tudo de novo. Se der ao seu bebé tempo suficiente, é muito provável que ele ponha também a língua de fora. Ele poderá olhar primeiro para outro lado, como se se estivesse a concentrar na tarefa, e depois olhar para si de novo e começar a imitar.
Se o jogo não estiver a resultar, é porque provavelmente não está a dar tempo suficiente ao seu bebé para tentar imitar as expressões que está a fazer. Vá devagar. Ou tente novamente mais tarde.

Jogos de Visão

Um bebé recém-nascido consegue apenas focar imagens até cerca de 20 cm de distância dos seus olhos, e muitos bebés têm os olhos tortos. Não se preocupe, na maior parte dos casos passa naturalmente. Pode ajudar o seu bebé a utilizar os olhos movendo lentamente um objecto à frente dos seus olhos, de um lado para o outro. Um objecto com um padrão preto e branco também pode ser interessante para ele observar e seguir com o olhar. Os bebés recém-nascidos têm dificuldade em distinguir as outras cores. Mas faça-o lentamente, senão o seu bebé não vai conseguir seguir o movimento.Para praticar uma combinação entre a visão e a audição, pode arranjar uma rima ou canção para cantar sempre que faça este jogo de visão com o seu bebé. Como os bebés adoram a rotina, ele pode começar a reconhecer logo a situação e apreciá-la ainda mais.

Jogos de Audição


O bebé reconhece a voz da mãe desde os tempos antes de nascer. Se o pai e os irmãos falarem muito perto da barriga da mãe, a criança também poderá reconhecer as suas vozes. Ouvir qualquer um de vós a falar ou a cantar ao mesmo que olha nos olhos dele, é divertido para um bebé recém-nascido. Dentro de um ou dois meses, ele começará a demonstrar a sua satisfação sorrindo e “falando” para si. Falar com o seu bebé falo-à sentir-se seguro no novo e estranho ambiente que o rodeia fora do útero.

Jogos de Ligação


Embale o seu bebé e cante-lhe baixinho. Dispa a sua camisola para haver contacto com a pele. Os bebés recém-nascidos têm um olfacto desenvolvido e uma pele muito sensível, por isso, estar perto de si, ouvir a sua voz e cheirá-la, é o paraíso para ele!
Os bebés recém-nascidos não têm cócegas. Isso será uma brincadeira que pode esperar até ele ter mais uns meses. Por volta dos três ou quatro meses de idade, os bebés têm muitas cócegas no pescoço e nas coxas.

Autor: Paula Dennholt
 
Topo