• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

John Cale apresenta a sua nova banda em Famalicão

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
John Cale apresenta a sua nova banda em Famalicão

John Cale, um dos mais influentes músicos do rock alternativo nas últimas quatro décadas, apresenta-se sexta-feira, na Casa das Artes de Famalicão, anunciou hoje fonte da instituição.

John Cale (guitarra, piano, voz) apresenta-se com a sua nova banda, denominada Acoustimatic Band, que, como o nome indica, é predominantemente acústica.

Nascido no País de Gales, em 1942, John cale radicou-se em Nova Iorque em meados dos final dos anos 60, onde viria a fundar, juntamente com Lou Reed, os Velvet Underground (VU), um dos mais influentes grupos da história do rock, que viria a abandonar em 1968, por divergências criativas com Reed.

Após o desmembramento dos VU, John Cale iniciou uma carreira a solo, com o disco «Vintage Violence», o primeiro de uma discografia que já ultrapassa as três dezenas de discos, alguns dos qual exerceram e continuam a exercer influência na história do rock, entre os quais «Fear», «Slow Dazzle», «Sabotage/Live», ou «Music for a New Society».

John Cale sempre se situou nas margens do rock, fazendo a sua evolução na área do experimentalismo (uma das razões da sua saída dos VU) e em divórcio absoluto com a «mainstream», sendo, para muitos justamente, considerado um dos precursores do punk.

O seu reencontro com Lou Reed verificou-se em 1990 no disco «Songs for Drella», dedicado ao amigo comum Andy Warhol, foi mais um excelente expoente desse atrito criativo.

Foi colaborador do compositor norte-americano La Monte Young, trabalhou com Brian Eno («Wrong Way Up», 1990), e foi produtor de numerosos discos entre os quais alguns dos Stooges («Stooges», 1969) e de Patti Smith («Horses», 1975).

Um percurso exemplar de integridade estática e criativa, algo pouco comum no rock, mesmo nas suas zonas mais marginais.


Diário Digital / Lusa
 
Topo