• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

José de Guimarães: «Vivemos uma escravatura sofisticada»

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
O artista português José de Guimarães afirmou domingo, em Logroño, na Espanha, que se vive actualmente «num mundo de escravatura sofisticada», ao comentar a importância da opressão do ser humano como temática do seu trabalho artístico.

Cerca de 25 mil pessoas viram, ao longo de seis meses, a exposiçao «Mundos, Corpo e Alma», retrospectiva dos últimos 30 anos do trabalho do artista plástico, que encerrou ontem no Museu Würth La Rioja, em Espanha, com a presença do ministro da Cultura de Portugal, José António Pinto Ribeiro.

O museu espanhol adquiriu recentemente a obra principal da exposiçao, intitulada «Favela» (2007), criada pelo artista como uma metáfora sobre a imigração e a interculturalidade.

«Custa-me separar-me desta obra [»Favela«]. Queria guardá-la para a minha colecção pessoal», confessou o artista, em declarações aos jornalistas após o encerramento da exposição, que reúne ainda uma parte da sua colecção particular de arte tribal africana.



Fonte: diario digital
 
Topo