• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Judo

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Joana Ramos está na final dos -52 kg



A judoca Joana Ramos, à semelhança de Telma Monteiro (-57 kg), está na final dos Europeus de judo, que decorrem em Instambul. Aconteça o que acontecer, Joana Ramos vai conquistar esta tarde uma das medalhas na categoria -52kg.

Ao derrotar a britânica Sophie Cox, Joana Ramos passa assim às finais, onde encontra agora Penélope Bonna, da França.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Joana Ramos conquista prata em Istambul



A judoca portuguesa Joana Ramos sagrou-se vice-campeã europeia de -52kg, depois de perder na final dos campeonatos que decorrem em Istambul, na Turquia.

Joana Ramos sofreu duplo vasari da francesa Penélope Bonna, perdendo por ippon na final, falhando desta forma a conquista da medalha de prata.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Telma Monteiro vence prata em Istambul



A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou esta quinta-feira a medalha de prata no campeonato da Europa -57 kg, em Istambul, ao perder na final frente à austríaca Sabrina Filzmoser ao ser penalizada com um castigo.

O segundo lugar dá a Telma Monteiro a sétima medalha em outros tantos Europeus desde 2004, primeiro na categoria de -52 kg e depois em -57 kg.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
João Pina revalida título de campeão europeu



O português João Pina revalidou o título de campeão europeu na categoria de -73kg, ao vencer em três minutos o russo Murat Kodzokov, por ippon, na final dos campeonatos que decorrem em Istambul, na Turquia.

Numa manhã em que se mostrou imparável no Europeu de Istambul que se está a disputar na Abdi Ípekçi Arena, João Pina acabou por defender o título de campeão de -73 kg ganho em Viena-2010. Derrubando todos os quatro adversários que lhe surgiram pela frente por ippon, o judoca do Sporting garantiu a final frente ao russo Murat Kudzokov ao afastar o turco Vanlioglu Hasan.

João Pina continua a confirmar o bom momento de forma em se encontra. Apesar de ter todo o pavilhão contra si nas meias-finais, o português foi sempre mais agressivo face a Hasan e nunca deixou que este ditasse o andamento do combate ou que o público «entrasse no tatami» até que, a 1.16 minutos do fim, e sem que alguém ainda tivesse pontuado, impôs o decisivo ippon que, para já, lhe garante que sairá de Istambul com uma medalha ao peito e que este será mais um histórico Europeu para Portugal.

Depois das medalhas de prata ganhas, ontem, por Joana Ramos (-52 kg) e Telma Monteiro (-57 kg), foi agora João Pina a assegurar outro pódio para a Selecção Nacional que, recorde-se, fez deslocar ao evento oito judocas – amanhã ainda compete Yahima Ramirez (-78 kg) – e não pôde levar João Neto (-81 kg), André Alves (-73 kg) e Pedro Jacinto (-66 kg) por estes se terem lesionado na fase final da preparação.

Antes de afastar Vanlioglu Hasan na meia-final, Pina havia começado a jornada isento da primeira ronda mas, rapidamente ganhou balanço com uma vitória sobre o romeno Costel Danculea com ippon (3.18 m). Depois caiu o bósnio Mitar Mrdic igualmente por ippon (4.29) e o sempre difícil e cotado holandês e adversário em tantas ocasiões Dex Elmont. Mas também ele foi vergado com um ippon em apenas 2.06 minutos.

Quanto ao outro único português que esteve em acção neste segundo dos três dias do campeonato, Diogo Lima (-81 kg) viu-se cedo afastado da competição ao perder com o francês Loic Pietri, por wazari. Logo na ronda seguinte Pietri também acabaria por ser eliminado face ao italiano António Ciano, igualmente por wazari.

A Bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Yahima Ramirez na senda da quarta medalha para Portugal



Portugal pode ganhar a quarta medalha nos Europeus de Judo em Istambul.

A judoca Yahima Ramirez é a única portuguesa a entrar hoje em prova nos Europeus de judo, em Istambul, pretendendo manter a série de bons resultados dos compatriotas e conquistar a quarta medalha para Portugal.


Na categoria de -78 kg, Yahima Ramirez vai tentar seguir os exemplos de Telma Monteiro (-57 kg) e Joana Ramos (-52 kg), que conquistaram medalhas de prata na quinta-feira, ou mesmo de João Pina (-73 kg), que sexta-feira revalidou o título europeu.


«Yahima poderá fazer um bom resultado, depois do bronze conquistado em 2008. Se ela acreditar no seu potencial, pode chegar à medalha, mas às vezes ela não acredita nas capacidades que tem. Em 2008, acreditou no seu potencial e chegou à medalha», revelou o Director Técnico Nacional de judo, Luís Monteiro.

sapo desporto

______________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Europeus: Yahima derrotada ao primeiro combate



A portuguesa Yahima Ramirez (-78 kg) não passou da fase preliminar dos Europeus de judo, que encerram este sábado em Istambul, na Turquia, ao ser eliminada no primeiro combate pela eslovena Ana Velensek.

Yahima, única portuguesa hoje em acção, não conseguiu assim repetir as boas prestações de Telma Monteiro (-57 kg) e Joana Ramos (-53 kg), que arrecadaram medalhas de prata, ou mesmo de João Pina, que revalidou o título europeu em -73 kg.

A Bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
«Andavam meio perdidos» – Pedro Soares


Pedro Soares, treinador do campeão europeu João Pina e da vice-campeã Joana Ramos fala do que conseguiram juntos. Sequência louca de 17 medalhas começou em 2002 com o técnico.

Há dez Europeus consecutivos que a Selecção não falha a presença no pódio. Desde então conquistaram-se 17 das 24 medalhas ganhas até hoje, seis delas correspondentes ao título de campeão da Europa através de Telma Monteiro (2006, 2007, 2009), João Neto (2008) e João Pina (2010, 2011). Ora nesse Euro de Maribor - 2002 quem lançou esta louca sequência de êxitos foi Pedro Soares ao, na mesma edição, conseguir ser 2.º na categoria Open (sem limite de peso) e 3.º nos -100 kg.

Agora, aos 36 anos, Soares foi um dos portugueses que vibraram particularmente em Istambul com o histórico Europeu para Portugal em que Telma (-57 kg) e Joana Ramos (-52 kg) ganharam medalhas de prata e Pina (-73 kg) de ouro. Mas não se pense que o coração de Pedro pulsou mais forte por ter revivido momentos numa prova onde, como atleta, coleccionou um total de quatro pódios, pois também foi 3.º em Birmingham-95 e 2.º em Den Haag-96. Agora foi diferente: é o treinador de João Pina e Joana Ramos no Sporting e na Turquia orientou-os junto ao tatami.

«O capítulo que foi a minha carreira como judoca está encerrado. O que quero é falar da Joana e do João pois não consigo falar de um sem fazer o mesmo do outro», responde de imediato Pedro Soares sem querer misturar o seu passado com o presente. «Foi de facto uma jornada muito feliz e há razões que se levantam além dos títulos conquistados. É o reencontro de dois atletas que há uns anos andavam meio perdidos, arredados destes momentos. O que aconteceu é que houve um encontro entre um jovem treinador/ex-atleta e dois judocas que ainda foram do meu tempo e conseguimos estabelecer objectivos. O João, há dois anos, e a Joana, há um, decidiram que com a capacidade de trabalho, humildade e talento que têm chegariam lá nos anos que ainda têm de carreira», contou Pedro.

abola

______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Dirigente quer sucesso nos JO de Londres


Carlos Andrade, eleito hoje presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), definiu como objetivo para o seu mandato prosseguir a preparação dos atletas para "atingirem o melhor sucesso possível" nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.


"O judo português tem claramente uma expetativa alta para Londres'2012. Ainda há uma semana Portugal ocupou o quarto lugar entre 43 países no europeu da modalidade, ao conseguir uma medalha de ouro e duas de prata", disse Carlos Andrade, em declarações Agência Lusa.


Carlos Andrade sucede a António Aleixo e foi eleito para um mandato que termina com o fim do ciclo olímpico.


"Por motivos de doença, o anterior presidente da FPJ não pode concluir o mandato cuja duração, para o desporto federado olímpico, corresponde ao chamado ciclo olímpico de quatro anos. Por isso, hoje procedeu-se a uma eleição intercalar para concluir esse período de tempo", disse.


Carlos Andrade foi eleito com 38 votos a favor, três brancos e dois nulos, num universo eleitoral de 43 delegados presentes na assembleia-geral eleitoral.


Para este período de ano e meio, o novo presidente quer também "continuar a garantir o crescimento desportivo dos atletas mais novos, em número e qualidade, para assim se assegurar a continuidade do sucesso do judo português na alta competição".


"Além disso, num momento em que são visíveis as dificuldades que o país vive e em que o governo já anunciou corte nas verbas para as federações, a FPJ vai querer assegurar a qualidade e o sucesso que hoje tem e acreditar que, do ponto de vista do apoio público, este não vai deixar de reconhecer que é fundamental manter o nível do judo em Portugal", concluiu.


Record
_______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Telma Monteiro: «Em casa gostaria de ganhar»

Telma Monteiro, Joana Ramos, Yahima Ramirez e Ana Hormigo são os nomes fortes da Seleçlão Nacional na Taça do Mundo de Lisboa de judo, que irá decorrer a 11 e 12 de junho, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.


Em ano de apuramento olímpico, a seleção portuguesa volta a ter a oportunidade de somar pontos em casa, não só para os Jogos de Londres'2012, mas para os Mundiais da modalidade, em agosto, em Paris.


Para o selecionador Rui Rosa seria bom ter resultados semelhantes aos de há dois anos em Almada, com três medalhas de ouro, uma de bronze e dois quintos lugares. "Iríamos ter várias medalhas, vários primeiros lugares e isso seria importante na qualificação olímpica e até no apuramento para os Mundiais", disse Rui Rosa à agência Lusa.

Repetir triunfos

Telma Monteiro tem o objetivo de vencer uma vez mais a competição, repetindo os triunfos nas Taças do Mundo de Lisboa em 2009 (-57 kg) e de 2007 (-52 kg). "Espero conseguir vencer. O nível está muito elevado, estão pelo menos duas judocas com medalhas olímpicas (a italiana Giulia Quintavalle e a brasileira Keitlin Quadros), a quem também já ganhei. Mas como estou em casa gostaria de ganhar", revelou.




Record
________
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Ana Hormigo conquista o ouro

A judoca lusa venceu a italiana Valentina Moscat na final da etapa lisboeta da Taça do Mundo.



A portuguesa Ana Hormigo conquistou hoje a medalha de ouro na categoria de -48 kg da Taça do Mundo de Lisboa em judo, ao derrotar na final a italiana Valentina Moscatt, por ippon.
A atleta de Castelo Branco, de 30 anos, derrotou a italiana após 3.20 minutos de combate, obtendo a segunda vitória da temporada, depois do triunfo na Taça do Mundo de Praga, em Fevereiro.
A judoca interrompeu a carreira em 2009 para ser mãe e só regressou à competição no último trimestre de 2010, depois de ter sido a portuguesa mais bem classificada nos Jogos Olímpicos Pequim2008, com um sétimo lugar. A medalha de bronze nos Europeus de Lisboa em 2008 é o seu melhor resultado.

Sapo
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Judo – Taça do Mundo: Ana Hormigo termina em quinto lugar

pequena.php


A judoca portuguesa Ana Hormigo alcançou este sábado a quinta posição na categoria de – 48 kg da Taça do Mundo de São Paulo, no Brasil, ao perder na luta pelo terceiro lugar com a brasileira Taciana Lima.

Hormigo venceu por ippon os combates com a chinesa Jun Xiao e a chilena Antonieta Galleguillos e foi relegada para a repescagem ao perder com a turca Sumeyye Akkus, também por ippon.

Na repescagem, a judoca de Castelo Branco ainda superou a colombiana Luz Alvarez, novamente por ippon, mas falhou o terceiro lugar no combate com a «anfitriã», por yuko. Yahima Ramirez entra em prova no domingo, na categoria de -78 kg, frente à argentina Lorena Briceno.

No sector masculino, em -60 kg, o português Nuno Carvalho foi afastado no primeiro combate pelo brasileiro Diego Santos, enquanto Diogo Lima estreia-se na competição, no domingo, perante o chileno Luis Retamales.

"a bola"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Ramirez de prata em São Paulo



A judoca portuguesa Yahima Ramirez conquistou, este domingo, a medalha de prata na categoria de -78kg na Taça do Mundo de judo de São Paulo.

Ramirez perdeu na final com a chinesa Zhehui Zhang, por yuko.

Até ao combate decisivo, a judoca de origem cubana deixou para trás três adversárias, vencendo sempre por ippon.

Nos -81 kg, Diogo Lima registou um triunfo e uma derrota antes de perder nas repescagens com o húngaro Laszlo Csoknyai, terminando a sua participação na Taça do Mundo no sétimo lugar.


abola
______
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Judoca Telma Monteiro conquista ouro em Hamburgo

2011-07-23171230_CA967162-B341-4FEB-88DD-FECB0766BF67$$738d42d9-134c-4fbe-a85a-da00e83fdc20$$4fc40246-36b5-4733-b3fb-0b458b0ae40e$$img_carrouselTopHomepage$$pt$$1.jpg

No combate decisivo, Telma Monteiro esteve a perder até 46 segundos do final, quando protagonizou uma reviravolta na final, sustendo depois todos os ataques da britânica


Judoca Telma Monteiro conquista ouro em Hamburgo

A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou neste sábado a medalha de ouro na etapa de Hamburgo da Taça Europa, ao derrotar a britânica Sophie Cox na final da categoria de -57kg.

Na caminhada para a final, a atleta do Benfica eliminou a britânica Sophie Johnstone, a suíça Larissa Csatari e a alemã Hannah Brück.
No combate decisivo, Telma Monteiro esteve a perder até 46 segundos do final, quando protagonizou uma reviravolta na final, sustendo depois todos os ataques da britânica.
Na categoria de -48 kg, Leandra Freitas chegou às meias-finais, fase em que perdeu com a ucraniana Olga Sukha, sendo igualmente derrotada no combate de atribuição da medalha de bronze, frente à alemã Michaela Baschin.
André Alves foi eliminado na segunda ronda do quadro principal da categoria de -73 kg pelo alemão Karl Schöneburg, caindo na mesma fase da repescagem, num combate com o austríaco Marcel Ott.
No domingo, Yahima Ramirez vai competir na categoria de -78Kg.



CM
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Ana Hormigo conquista ouro nos -52kg

TERCEIRA MEDALHA PARA PORTUGAL NA TAÇA DA EUROPA

ngD8242980-F25F-4D97-BE29-BCDF936AE795.jpg


A judoca portuguesa Ana Hormigo conquistou este sábado a medalha de ouro na categoria de -52kg, da etapa de Hamburgo da Taça da Europa, num dia em que Yahima Ramirez já tinha conquistado o bronze nos -78kg.

Na caminhada até à final, Hormigo venceu a alemã Jaqueline Lisson, a ucraniana Maryna Chernyak e a germânica Verena Thumm, antes de no combate decisivo bater outra judoca da casa Melanie Lierka.

Record
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Yahima Ramirez conquista bronze

TAÇA DA EUROPA EM HAMBURGO

ng68325938-F211-4132-974E-F87D40F6F6BB.jpg


A judoca portuguesa Yahima Ramirez conquistou, este domingo, o terceiro lugar na categoria de -78kg, na etapa de Hamburgo da Taça da Europa.

A única atleta portuguesa ainda em competição esteve perto de atingir a final, mas acabou por cair nas meias-finais, frente à alemã Heide Wollert, que venceu a prova.

No combate de atribuição do terceiro lugar, Yahima Rodriguez derrotou a holandesa Jennifer Kuijpers, arrecadando assim o bronze.

No sábado, Telma Monteiro conquistou o primeiro lugar nos -57 kg, depois de derrotar na final a britânica Sophie Cox.

Record
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
TERCEIRA MEDALHA PARA PORTUGAL NA TAÇA DA EUROPA

ngD8242980-F25F-4D97-BE29-BCDF936AE795.jpg


A judoca portuguesa Ana Hormigo conquistou este sábado a medalha de ouro na categoria de -52kg, da etapa de Hamburgo da Taça da Europa, num dia em que Yahima Ramirez já tinha conquistado o bronze nos -78kg.

Na caminhada até à final, Hormigo venceu a alemã Jaqueline Lisson, a ucraniana Maryna Chernyak e a germânica Verena Thumm, antes de no combate decisivo bater outra judoca da casa Melanie Lierka.

Record

Parabéns à Ana Hormigo pela vitória conseguida.:espi28:
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Mundiais: Telma e Pina apontam para as medalhas



Os judocas portugueses Telma Monteiro e João Pina estão esperançados em conquistar medalhas nos Mundiais que se realizam em Paris de 23 a 28 de agosto, um objetivo traçado pelo selecionador nacional Rui Rosa.

Já com o apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, praticamente garantido, os dois judocas com mais títulos em Portugal acreditam que podem brilhar na cidade luz, embora estejam conscientes das dificuldades.

Para o selecionador nacional Rui Rosa a maior barreira no setor feminino chama-se Japão, contudo Telma Monteiro realça ainda os potenciais das francesas, romenas e brasileiras.

Contudo o treinador tem forte fé nas capacidades dos representantes portugueses.

"Temos atletas que são dos melhores do Mundo, o ranking assim o diz. Temos a Telma Monteiro em segundo, a Joana Ramos em oitavo e o João Pina nos primeiros lugares. Ele é campeão da Europa, a Joana e a Telma são vice-campeãs. Por isso, a qualquer momento, podem sagrar-se campeões do Mundo", afiançou

Rui Rosa. Para já, a única certeza é a forte vontade dos judocas portugueses em conquistar o pódio em Paris.

Depois de ter conquistado a prata nos Europeus em Istambul, o bronze no Grande Slam de Paris e o ouro no Masters de Baku, Telma Monteiro sonha com o cetro mundial.

"Uma medalha num mundial é sempre especial, independentemente da cor que tenha. Claro que se for o ouro, é o primeiro lugar, é o melhor de todos", afirma Telma Monteiro.

Um lugar que João Pina pretende aspirar, embora reconheça algumas dificuldades tendo em conta o lote de judocas que poderá ter pela frente.

"A minha categoria tem um grupo de 10 atletas com um nível muito elevado e muito idêntico. Não posso destacar apenas um. � um grupo muito forte e por isso vai ser bastante difícil", acrescentou, João Pina que recupera ainda de um problema físico.

Certo é que o judoca de 30 anos não desarma e revela o seu grande objetivo para Paris: "é alcançar o pódio. � para isso que trabalho. Luto sempre pelas medalhas."


Record
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Judo: Ana Hormigo conquista bronze na Taça do Mundo

Ana Hormigo (-48 kg) conquistou a sua quarta medalha do ano em Taças do Mundo, concretamente a de bronze.

A judoca apenas realizou três combates devido aos poucos judocas presentes. Com a medalha de bronze, Hormigo somou quatro pontos no ranking mundial. A atleta está a três lugares de uma eventual qualificação para os Jogos Olímpicos.



lusa
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Judo – Telma Monteiro de prata no Cazaquistão

telmamonteirodr1.jpg

Telma Monteiro conquistou hoje a medalha de prata no Masters de Almaty, no Cazaquistão. A portuguesa só foi batida na final pela japonesa Kaori Matsumoto, a líder Mundial da categoria de -57 kg, por ippon.

Antes, Telma Monteiro, terceira do ranking mundial, tinha derrotado na meia-final a também japonesa Aiko Sato (igualmente por ippon), a atual número dois do ranking.

A portuguesa vai manter-se na terceira posição da classificação da Federação Internacional, mas agora com menor desvantagem em relação a Aiko Sato.

Joana Ramos também esteve hoje em ação, na categoria de -52 kg, mas perdeu no primeiro combate, com a belga Ilse Heylen, por ippon, após 2,21 minutos.

" A BOLA"
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Grand Slam de Paris - Ouro de Telma Monteiro em nove segundos

Nove segundos bastaram para Telma Monteiro conseguir a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, em -57 kg, ao vencer por ippon a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato.
O combate estava no seu início e, no primeiro ataque realizado pela portuguesa, Telma Monteiro deixou Sato pregada com as “costas no tatami” do Pavilhão Paris-Bercy, tendo a judoca japonesa ficado surpreendida e a portuguesa iniciado de imediato os festejos, de braços no ar.



Foi grande a festa da judoca do Benfica, que, apesar das muitas medalhas em várias competições, nunca alcançara o lugar mais alto do pódio naquele que é um dos torneios mais prestigiados do circuito mundial de judo.

Telma Monteiro já subira três vezes ao pódio de Paris, com dois terceiros lugares (2008 e 2011) e um segundo (2007, ainda nos -52 kg), além de um quinto (2009), mas desta vez obteve o melhor resultado de sempre.

Frente a Sato, Telma Monteiro acabou de certa forma por repetir o que tinha feito em janeiro no Masters de Almaty, mas então ao derrotar a campeã mundial nas meias-finais, para depois perder com outra japonesa, a líder mundial Kaori Matsumoto.

Matsumoto foi, aliás, a grande ausente da categoria na competição, deixando caminho aberto para as suas seguidoras: Sato (segunda do Mundo) e Telma (terceira do Mundo e segunda no apuramento olímpico).

Em Paris, Telma teve um trajeto imaculado até ao final, ao vencer os três primeiros combates por ippon (pontuação máxima), com a espanhola Isabel Fernandez, a mongol Battugs Tumer-Od e a francesa Sarah Loko.

Na meia-final, a judoca do Benfica teve que levar o combate frente à norte-americana Marti Malloy até final dos cinco minutos, onde chegou à vitória com um yuko, confirmando o seu favoritismo.

As outras portuguesas em ação nos tatamis do Pavilhão Paris-Bercy estiveram aquém dos resultados da campeoníssima Telma Monteiro, com Leandra Freitas e Ana Hormigo, ambas nos -48 kg, e Joana Ramos, nos -57 kg, a perderem ao segundo combate.

Leandra Freitas começou por vencer a francesa Maryne Lebo (por yuko) e depois foi derrotada pela italiana Valentina Moscatt (waza-ari), enquanto Ana Hormigo começou igualmente por bater uma judoca da casa, Scarlett Gabrielle (ippon), e saiu de prova frente à brasileira Sarah Menezes (yuko).

A competição de Paris acabou por não trazer dividendos para a qualificação olímpica de Ana Hormigo, a melhor portuguesa nos Jogos de Pequim2008, ao cair frente à terceira do “ranking” e segunda na qualificação para Londres2012.

A derrota de Hormigo, que se encontra a três lugares do apuramento, aconteceu frente a uma das melhores judocas na categoria de -48 kg, com Menezes a chegar à final e a perder com a japonesa Tomoko Fukumi, segunda da hierarquia mundial.

Já Joana Ramos, nos -52 kg, ainda venceu a ucraniana Mariia Buiok (yuko), perdendo de seguida com a russa Natalia Kuziutina (waza-ari), uma judoca mais bem cotada que a portuguesa na corrida olímpica.

Joana Ramos está na zona de qualificação, ocupando o 10.º lugar em 14 vagas, enquanto Kuziutina é oitava. A judoca lusa deverá, no entanto, baixar uma posição, devido ao terceiro lugar da cubana Bermoy Acosta.

Em masculinos, os portugueses Gonçalo Mansinho (-60 kg), Andrei Veste (-66 kg) e Jorge Fernandes e Nuno Saraiva (-73 kg) não conseguiram ir além do primeiro combate que realizaram.

Sapo
 
Topo