• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Julgamento: Escolhidos os 8 jurados de Wellington Nazaré

  • Criador do tópico RoterTeufel
  • Start date
R

RoterTeufel

Visitante
Julgamento: Escolhidos os 8 jurados de Wellington Nazaré
Carrilho na lista para julgar sequestro do BES

O Tribunal da Boa-Hora escolheu ontem os oito jurados – quatro efectivos e oito suplentes – que começam a julgar no próximo dia 12 Wellington Nazaré, o sobrevivente dos dois assaltantes que atacaram a agência do BES em Campolide, em Agosto de 2008.



O CM sabe que o primeiro sorteio – em que foram escolhidos cem eleitores de Lisboa, dos quais foram retirados os oito finais – incluía o nome do ex-ministro da Cultura e ex-deputado do PS Manuel Maria Carrilho. Mas o actual representante de Portugal na UNESCO, em Paris, invocou o facto de ser embaixador para pedir escusa .

Outro dos pré-selecionados foi Raul Rosado Fernandes, antigo deputado do CDS e ex-presidente da Confederação dos Agricultores Portugueses, mas também este acabou por não ser escolhido.

Entre os quatro jurados efectivos seleccionados dois são mulheres. Têm idades entre os 25 e 42 anos e exercem as profissões de engenheiro, DJ (eles), empresária e uma cortadora de carne, apurou o CM.

Os jurados e os três juízes da Boa-Hora vão julgar o brasileiro Wellington Nazaré, acusado de um crime de roubo, seis de sequestro e um de detenção de arma proibida, arriscando ainda a expulsão do País, após o cumprimento de uma eventual pena de prisão.

A decisão sobre a condenação ou absolvição de Wellington é decidida por votação entre os juízes e os quatro jurados em pé de igualdade, mas cabe aos juízes a fixação da pena a cumprir.

SAIBA MAIS

QUEM PEDE

Compete ao tribunal do júri julgar os processos em que a intervenção do júri tenha sido requerida pelo Ministério Público, pelo assistente ou pelo arguido.

8

jurados que acompanham o julgamento: quatro efectivos e quatro suplentes. O veredicto é votado pelos três juízes e os quatro efectivos.

SORTEIO

Os jurados são sorteados a partir dos cadernos eleitorais. Primeiro são escohidos cem e há depois novo sorteio e entrevistas para se chegar aos oito finais.
 
Topo