Portal Chamar Táxi

Juros da dívida aliviam nos principais prazos em Portugal

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
161
Os juros da dívida soberana estão nesta segunda-feira a aliviar nos principais prazos em Portugal, Grécia, Itália e Espanha, à excepção da maturidade a 10 anos, no caso português.



Cerca das 10h00, os juros da dívida soberana portuguesa a dois e cinco anos registavam descidas para os 5,088 por cento (contra os 5,137 por cento na sexta-feira) e os 6,971 por cento (contra os 7,804 por cento).

A 10 anos, os investidores pediam no entanto um juro de 8,953 por cento para comprarem dívida portuguesa, ligeiramente acima dos 8,902 por cento de sexta-feira.

A agência de notação financeira Moody's considerou negativo o recuo do Governo português relativamente ao aumento das contribuições para a Segurança Social para os trabalhadores e diminuição para as empresas.

De acordo com a Moody's, este recuo poderá ter um impacto negativo na classificação do risco do país ('rating'), na medida em que poderá "encorajar a oposição a exigir mudanças no programa de ajustamento".

Além disso, refere a Moody's numa nota citada pela agência financeira Bloomberg, a decisão do Executivo cria incertezas relativamente às medidas que a irão substituir.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou na semana passada que o Governo está a preparar uma proposta de aumento de impostos, incluindo do IRS, para compensar a devolução parcial dos subsídios de Natal e de férias retirados ao sector público e pensionistas, a incluir no Orçamento do Estado para o próximo ano.

Na Grécia, Itália e Espanha os juros seguem a aliviar em praticamente todos os prazos.

cm
 
Topo