kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
|
Esta votação é vista pelos analistas como a última marcada pela memória do apartheid |
Milhões de sul-africanos altamente motivados, incluindo centenas de milhares de votantes pela primeira vez, nascidos já em liberdade, participaram em força nas eleições legislativas que esta quarta-feira decorreram.
Vinte anos depois dos sul-africanos de todas as cores votarem pelo fim do apartheid (regime segregacionista), milhões menosprezaram hoje atos esporádicos de violência para depositar os seus votos, na primeira votação desde a morte do herói democrático Nelson Mandela.
O seu Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês) é visto como o vencedor antecipado, o que lhe permite desempenhar um quinto mandato no poder, mas a forte votação nas cidades pode permitir o reforço dos seus adversários políticos.
O presidente da Comissão Eleitoral, Pansy Tlakula, disse que a votação "tinha decorrido sem incidentes de maior em quase todas as áreas".
A grande participação eleitoral nas cidades pode custar ao ANC cinco pontos percentuais e beneficiar a Aliança Democrática, centrista, e os Combatentes da Liberdade Económica, de esquerda, admitiram os técnicos de sondagem do instituto IPSOS.
Uma votação no ANC inferior a 60% pode ser vista como um grande desapontamento e levantar questões sobre a qualidade da liderança do Presidente Jacob Zuma.
jn