Portal Chamar Táxi

Liga dos Campeões – Pedro Proença apita final da Champions

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
pedroproenca2.jpg





Pedro Proença, árbitro português, 41 anos, é o escolhido para apitar a grande final de Munique entre o Bayern e o Chelsea, marcado para o próximo sábado, às 19.45 horas. O ponto mais alto da carreira do´juiz lisboeta, que, recorde-se, é também um dos eleitos para o Europeu 2012 na Polónia e Ucrânia.

Pedro Proença, que faz parte da Associação de Futebol de Lisboa, irá apitar, nos próximos minutos, o jogo em Moreira de Cónegos, no Moreirense-Sp. Covilhã.

O árbitro português, segundo a Antena 1, já foi notificado desta decisão, mas a UEFA, porém, só fará o anúncio de forma oficial nos próximos dias.

Pedro Proença é internacional desde 2003, diretor financeiro, atinge agora o ponto mais alto na carreira naquela que é a competição mais importante da Europa a nível de clubes.

Assim, com esta provável nomeação, além de fazer parte dos quadros da arbitragem do Europeu 2012, Pedro Proença torna-se num dos árbitros nacionais de maior prestígio.

Esta temporada, Pedro Proença já apitou 12 jogos do principal escalão, mostrou 62 cartões amarelos e dois vermelhos. Na Liga Orangina foi nomeado para seis encontros (35 amarelos e dois vermelhos).



a bola.png
 

nino

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,413
Gostos Recebidos
0
hehehe e o homem nao presta
 

joseaugusto

GF Prata
Entrou
Mar 10, 2007
Mensagens
400
Gostos Recebidos
1
ELe vestido de vermelho!!... mas quando apita o Benfica não gosta da cor!!
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,111
Gostos Recebidos
517
«Tenho ordens da UEFA para não falar» - Pedro Proença

pedroproenca2.jpg

«Tenho ordens da UEFA para não falar» - Pedro Proença

Pedro Proença escusou-se este domingo a confirmar a sua nomeação para a final da Liga dos Campeões, mas a resposta que deu aos jornalistas é um claro indício de que vai mesmo dirigir o jogo entre o Bayern e o Chelsea, no próximo sábado, em Munique.
«Tenho ordens da UEFA para não falar», soltou o juiz da Associação de Futebol de Lisboa, depois de ter arbitrado o encontro da 2.ª Liga entre Moreirense e SC Covilhã, em Moreira de Cónegos.

abola.pt
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,111
Gostos Recebidos
517
Um árbitro português na final da Champions 32 anos depois

nothingam.jpg

Um árbitro português na final da Champions 32 anos depois

28 de Maio de 1980. Uma data histórica para a arbitragem nacional. António Garrido era o representante nacional numa final europeia, no caso a Taça dos Campeões Europeus, num jogo que colocava frente a frente os ingleses do Notthingham Forest e os alemães do Hamburgo. O Santiago Bernabéu, em Madrid, perante mais de 50 mil pessoas, viu o conjunto inglês a vencer, por 1-0, após um golo de Robertson, já no segundo tempo.
O ponto mais alto deste histórico inglês, que subiu ao topo do futebol europeu.
António Garrido, atualmente com 79 anos, era um dos juizes com melhor palmarés da altura.
Sagrou-se, assim, no primeiro árbitro português escolhido para apitar a fase final de um campeonato do Mundo (Argentina 78). O juiz leiriense também havia marcado presença no Europeu de 80 (Itália) e no Europeu de 82 (Espanha). Um currículo rico para o árbitro que mais alto subiu em Portugal.
Agora, 32 anos depois, a arbitragem portuguesa volta ao maior palco do futebol europeu, com Pedro Proença a apitar mais uma final.
Curiosamente também entre uma equipa inglesa (Chelsea) e uma alemã (Bayern Munique).
Um jogo de emoções fortes na competição mais importante a nível de clubes.
Um teste muito importante para a presença no Europeu da Polónia e Ucrânia, no qual Pedro Proença será o único árbitro português presente.
Munique, no próximo sábado, às 19.45 horas, será o palco daquele que, até ao momento, será o jogo mais importante da carreira do juiz lisboeta, de 42 anos.

abola.pt
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,111
Gostos Recebidos
517
Final terá árbitros portugueses do Euro-2012

pedroproenca1.jpg

Final terá árbitros portugueses do Euro-2012

Pedro Proença vai chefiar uma equipa de arbitragem 100 por cento portuguesa na final da Liga dos Campeões, no próximo sábado, que colocará frente a frente Bayern e Chelsea, em Munique.
A UEFA designou para o encontro decisivo da Champions os cinco árbitros lusos que foram nomeados para a fase final do Campeonato da Europa, coorganizada por Polónia e Ucrânia.
Assim, Pedro Proença, da AF Lisboa, será coadjuvado em Munique por Bertino Miranda (Porto) e Ricardo Santos (Lisboa), enquanto árbitros assistentes, e por Duarte Gomes (Lisboa) e Jorge Sousa (Porto), que serão os assistentes de baliza.

abola.pt
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,111
Gostos Recebidos
517
Vítor Pereira: «Pedro Proença na final da Liga dos Campeões é um feito histórico»

ng948AB7B4-9B67-4CDE-B8E4-263023C6B9C0.jpg


«Pedro Proença na final da Liga dos Campeões é um feito histórico»

Presidente do conselho de arbitragem destaca
O Vítor Pereira considerou esta quinta-feira, em declarações à Lusa, que a nomeação de Pedro Proença para dirigir a final da Liga dos Campeões é um "feito histórico".
O presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol lembrou que será apenas a segunda vez que um juiz português vai arbitrar a final da principal competição europeia de clubes, depois de António Garrido, em 1980, defendendo que a nomeação de Pedro Proença é um "reconhecimento do bom nível da arbitragem em Portugal".
"O facto de, pela segunda vez nos 100 anos do futebol português, uma equipa de arbitragem portuguesa arbitrar a final da maior competição de clubes da Europa é motivo de grande satisfação.
Pedro Proença e a sua equipa estão de parabéns e a arbitragem portuguesa está orgulhosa deste feito histórico", observou o presidente do CA.
Vítor Pereira defendeu que a nomeação de Pedro Proença para dirigir o jogo entre os alemães do Bayern de Munique e os ingleses do Chelsea, no próximo sábado, na Arena de Munique, é o reflexo do "trabalho extraordinário, de grande competência, de grande rigor e de grande sentido profissional" desenvolvido pelo árbitro durante esta época.
O antigo árbitro internacional lamentou a "intenção ostensiva e premeditada de denegrir a qualidade dos árbitros portugueses", advertindo que "essa qualidade virá sempre ao de cima".
"O trabalho que desenvolveram em termos internacionais, tem levado as instâncias internacionais a reconhecerem o bom nível da arbitragem em Portugal, o bom nível de condições que estamos a oferecer aos árbitros e as metodologias inovadoras que estamos a lançar ao nível do treino. Sempre que nos são dadas condições, somos tão bons como os melhores", assinalou.

:.: Vítor Pereira: «Pedro Proença na final da Liga dos Campeões é um feito histórico» - Arbitragem - Jornal Record :.:
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Pedro Proença e a final: «Espero que seja um grande espetáculo»

pedroproenca1.jpg




Árbitro da final deste sábado da Liga dos Campeões entre Bayern e Chelsea, o português Pedro Proença fala com orgulho da escolha da UEFA.

«Ser o árbitro aqui é a realização de um sonho. É bom saber que uma grande entidade como a UEFA reconheceu que fizemos um bom trabalho nesta longa temporada. Sente-se uma grande felicidade», afirmou o português ao site oficial da UEFA.

O jogo deste sábado mereceu uma preparação especial, salienta.
«Fizemos uma preparação cuidada e meticulosa porque tivemos a sorte e o privilégio de saber com antecedência que equipas estariam aqui. Preparámos todos os cenários, pelo que não vamos ser apanhados de surpresa em qualquer situação que surja. É a chave do sucesso. A minha rotina é sempre a mesma. Como é óbvio, primeiro há um aquecimento, depois a preparação mental e depois a preparação para o jogo em si», sublinha.

Pedro Proença espera que as duas formações proporcionem um excelente jogo de futebol.

«Fundamentalmente espero que seja um grande espetáculo e que as pessoas saiam deste magnífico estádio muito satisfeitas com aquilo que aqui aconteceu. Assim, as minhas últimas palavras são para o esforço dos atletas, o respeito para todas as pessoas que estão a trabalhar para esta final e que os espetadores possam ser as pessoas mais felizes de todas», afirma.

A terminar, Pedro Proença quis partilhar a nomeação com os seus colegas.

«Os meus colegas de equipa são os pilares que possibilitaram isto tudo, pelo que foi com naturalidade com quem primeiro partilhei esta grande felicidade. Agora estamos a trabalhar para que possamos ter um bom jogo e participar neste magnífico espetáculo. Como é óbvio, conseguirmos fazer o nosso trabalho com a mesma equipa é importante, pois possibilita-nos criar rotinas e fazer coisas automaticamente. No final faz com que o nosso trabalho seja mais fácil», constata.


111.png
 
Topo