billshcot
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Circulação na Avenida da Liberdade volta ao que era
A circulação na faixa central da Avenida da Liberdade, Lisboa, voltará a ser como antes das alterações impostas pela câmara em setembro e as faixas laterais permitirão o atravessamento entre a rua Alexandre Herculano e o Largo da Anunciada.
Estas são as principais alterações que a Câmara de Lisboa, de maioria socialista, pretende fazer naquela zona, que foi alvo de várias alterações a título experimental no trânsito em setembro numa tentativa de se tirar carros e reduzir a poluição.
Findo o período experimental, o vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, explicou esta segunda-feira à Lusa que vai propor na próxima reunião de câmara, na quarta-feira, que a faixa central da avenida "regresse ao que estava anteriormente", ou seja, com duas faixas para carros particulares no sentido ascendente e uma no sentido descendente. Em cada sentido havia também uma faixa para transportes públicos (BUS).
Desde setembro que a Avenida da Liberdade conta apenas com duas faixas em cada sentido: uma para os transportes públicos e a outra para os restantes veículos.
Segundo um relatório do pelouro da Mobilidade para avaliar o período experimental, que decorreu entre setembro e o final de dezembro, este retrocesso visa "aumentar a fluidez de tráfego, visto que este sentido foi o que apresentou resultado negativos em termos de circulação".
Nunes da Silva disse ainda que a proposta da câmara vai no sentido de o Marquês de Pombal continuar com as duas rotundas e de as faixas laterais permitirem o atravessamento desde a rua Alexandre Herculano até ao Largo da Anunciada.
"Só não é possível no final da avenida por causa da entrada e saída do parque de estacionamento", explicou.
No entanto, as faixas laterais continuam com o mesmo sentido de trânsito que têm atualmente. As ciclovias na faixa central da Avenida da Liberdade vão ser eliminadas e passar para as faixas laterais para proporcionar mais "condições de segurança" aos ciclistas.
A circulação na faixa central da Avenida da Liberdade, Lisboa, voltará a ser como antes das alterações impostas pela câmara em setembro e as faixas laterais permitirão o atravessamento entre a rua Alexandre Herculano e o Largo da Anunciada.
Estas são as principais alterações que a Câmara de Lisboa, de maioria socialista, pretende fazer naquela zona, que foi alvo de várias alterações a título experimental no trânsito em setembro numa tentativa de se tirar carros e reduzir a poluição.
Findo o período experimental, o vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, explicou esta segunda-feira à Lusa que vai propor na próxima reunião de câmara, na quarta-feira, que a faixa central da avenida "regresse ao que estava anteriormente", ou seja, com duas faixas para carros particulares no sentido ascendente e uma no sentido descendente. Em cada sentido havia também uma faixa para transportes públicos (BUS).
Desde setembro que a Avenida da Liberdade conta apenas com duas faixas em cada sentido: uma para os transportes públicos e a outra para os restantes veículos.
Segundo um relatório do pelouro da Mobilidade para avaliar o período experimental, que decorreu entre setembro e o final de dezembro, este retrocesso visa "aumentar a fluidez de tráfego, visto que este sentido foi o que apresentou resultado negativos em termos de circulação".
Nunes da Silva disse ainda que a proposta da câmara vai no sentido de o Marquês de Pombal continuar com as duas rotundas e de as faixas laterais permitirem o atravessamento desde a rua Alexandre Herculano até ao Largo da Anunciada.
"Só não é possível no final da avenida por causa da entrada e saída do parque de estacionamento", explicou.
No entanto, as faixas laterais continuam com o mesmo sentido de trânsito que têm atualmente. As ciclovias na faixa central da Avenida da Liberdade vão ser eliminadas e passar para as faixas laterais para proporcionar mais "condições de segurança" aos ciclistas.