• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Longe das praias

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Longe das praias

385.jpg


A areia das praias é uma ameaça para o animal e também para os donos. Pois é ali que se alojam os agentes transmissores de doenças para ambos. Por isso é um território para onde não se deve levar o pet.

Os veterinários sempre alertam que não é aconselhável levar animais para a praia - na areia ou no mar - porque eles podem transmitir doenças. (...)Para não ter aborrecimentos, é preciso tomar alguns cuidados também no passeio, observando, por exemplo, se há placas proibindo a permanência dos pets.

E aproveite ao passear com seu cachorro, não deixe rastros. Leve sempre junto um saco plástico e uma pazinha para recolher as fezes já existem kits nos pet shops.

Mas se por descuido o bicho escapar e cair na água, é necessário lavar o animal com água doce para retirar o sal do pêlo e enxugar principalmente as orelhas, pois a água salgada pode causar uma otite.

Animais de estimação são como crianças e não podem ficar ao sol por muito tempo, principalmente no horário das dez às duas da tarde. Portanto, nada de esquecer o cachorro dentro do carro ou amarrado no coqueiro. Outro cuidado redobrado é com os pernilongos.

Alguns podem transmitir a dirofilariose, também conhecida como doença do "verme do coração", que pode levar à morte. Como prevenção os veterinários recomendam o uso de essência de citronela, geralmente em spray, na região do pescoço do cachorro. Uma dose de ivermectina (Cardomec), contra a dirofilariose, ministrada um mês antes da viagem, já significa uma garantia.

Para terminar o passeio com o animal saudável, leve a ração que ele está acostumado e não permita que ele coma tudo o que vir pela frente, principalmente restos de comida pois a contaminação por peixe deteriorado pode trazer péssimas conseqüências à saúde do bicho.

AREIA: SINAL DE ALERTA

Entre os perigos que a areia apresenta estão as micoses, que causam falhas nos pêlos e lesões na pele dos bichos. A areia também traz riscos aos humanos, pois é fonte de transmissão de doenças como o "bicho geográfico" e a micose causada pela larva toxocara sp , que se não tratada, pode levar à cegueira. Ambas são transmitidas por fezes de cachorros e gatos.


ÁGUA É FUNDAMENTAL


Mantenha seu bicho refrescado. Deixe sempre uma vasilha com água fresca próxima e use um borrifador para manter o seu pêlo molhado, baixando a temperatura de seu corpo. Como se sabe, os cães não conseguem eliminar o suor, pois têm um número reduzido de glândulas sudoríparas (as responsáveis pela eliminação de água do organismo) e cortar um pouco da pelagem, mesmo nas raças que não são tosquiadas, pode ajudar.

Levar o pet para áreas fresquinhas com ar-condicionado ou ventilador é uma boa saída. Eles, com certeza, irão agradecer.


Escrito por
Focinhos (Editora Peixes), BR
 
Topo