• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Médico que ajudou EUA a encontrar Bin Laden continua preso. Porquê?

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Governo norte-americano diz não ter esquecido o médico que os ajudou.

naom_5941899b60d17.jpg




Shakil Afridi está preso desde 2011, altura em que o médico paquistanês tentou ajudar a marinha norte-americana a tentar descobrir onde estava escondido Osama bin Laden, através do seu boletim de vacinas.



Segundo o Daily Mail, a detenção do homem levanta duas importantes questões.


Primeiro, como é que os paquistaneses mantêm preso o homem que ajudou a capturar o mentor do ataque do 11 de Setembro.


Segundo, como é que os norte-americanos conseguiram trair a confiança do homem que os ajudou, num ato que terá envergonhado as forças militares e as agências de inteligência norte-americanas?


A saga Shakil Afridi é a metáfora perfeita da relação entre os EUA e o Paquistão, uma crescente relação baseada em falta de confiança e erros de comunicação que ameaça a luta eficaz contra o terrorismo, considera Michael Kugelman, diretor do programa Asia do Wilson Centre.


Afridi, que foi condenado a 33 anos de prisão, cumpriu já sete anos da pena e continua à espera de um novo julgamento, que parece nunca mais realizar-se.


O presidente Donald Trump num discurso recente disse que tudo faria para libertar o médico, mas até ao momento não há indícios de que algo tenha sido feito nesse sentido.


"Acreditamos que o dr. Afridi foi injustamente preso e comunicámos a nossa posição ao Paquistão quer em público como em privado", afirmou Alice Wells, diplomata norte-americana.




Shakil Afridi manipulou um programa de vacinação para a hepatite no Paquistão que visava confirmar, através de ADN, se Osama Bin Laden se encontrava na cidade de Abbottabad.




nm
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Porque o Paquistão teria interesse em prender o médico por contribuir para ajudar os americanos a capturar Bin Laden?

Haveria interesses ocultos nas relações entre o Paquistão e Bin Laden? Uma conspiração global de terroristas muçulmanos?
 
Topo