Portal Chamar Táxi

Médicos 'desligam' metade de cérebro de criança para salvá-la de doença

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,223
Gostos Recebidos
1,136
naom_6523aa959e3b2.jpg


Uma equipa de médicos da Carolina do Sul, os EUA, procedeu a uma intervenção cirúrgica inédita para travar uma rara doença cerebral que estava a afetar as capacidades de uma menina de 6 anos.






Brianna Bodley estava a sofrer de convulsões diárias causadas por uma doença chamada Encefalite de Rasmussen - uma inflamação crónica do cérebro que pode levar a danos cerebrais permanentes e à deterioração das capacidades motoras.


Para contornar a doença, uma equipa médica decidiu 'desligar' metade do seu cérebro, como forma de enganar a doença.





Segundo explica a ABC 7, ao invés de retirar parte do cérebro, a equipa submeteu Brianna a uma cirurgia de dez horas para desativar essa mesma parte. "O simples facto de o desligar é suficiente para parar completamente a doença e, essencialmente, para a curar", explica o médico pediatra Aaron Robison, da Loma Linda University Health.


Segundo o mesmo profissional, o lado esquerdo do cérebro da menina é o único a funcionar e está agora a assumir as funções que o lado direito desempenhava. Brianna pode perder alguma visão periférica e algumas capacidades motoras finas na mão esquerda, mas a fisioterapia vai ajudá-la a voltar a ser uma típica criança de 6 anos, acreditam os médicos.

IN:NM
 
Topo