• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Macário arruma a casa

R

RoterTeufel

Visitante
Faro: Novos regulamentos vão hoje a votação
Macário arruma a casa


Ao cabo de quatro meses de mandato, o presidente da Câmara de Faro apresenta 22 propostas de regulamentação para as mais diversas áreas da gestão municipal, que vão ser discutidas e votadas esta tarde, em reunião do executivo. A maioria PSD deverá garantir a aprovação dos documentos, que serão submetidos à reunião da Assembleia Municipal no próximo dia 19.

Macário Correia alega que, até agora, "havia uma gestão casuística da Câmara". E explica que muitos dos regulamentos agora propostos nem existiam, dando como exemplos a toponímia, o trânsito, os transportes e apoios a associações do concelho. O seu antecessor, José Apolinário, actual director-geral das pescas, recusa entrar "no pingue-pongue sobre o agora e o antes".

A vereadora independente Cristina Ferreira vai ser a porta-voz da vereação socialista na reunião de hoje, marcada para as 17h30. Em declarações ao CM, ontem, a vereadora disse não haver um sentido de voto definido porque a documentação só lhes chegou às 18h00 de 2ª feira e ainda estavam a analisá-la. Macário Correia garante que as propostas foram enviadas ao final da tarde de sexta-feira, por correio electrónico. "Tinham as caixas electrónicas cheias", conclui.

Apesar de não haver ainda decisão no voto, a vereadora diz que "vão ser pedidos muitos esclarecimentos". Como exemplo dá a alteração dos estatutos da Fagar, que afecta à empresa a gestão dos espaços verdes, áreas balneares e núcleos urbanos das ilhas do concelho. A Câmara vai pagar 1,4 milhões de euros, em 2010, e 250 mil euros, em 2011, pela prestação do serviço. A oposição quer saber, entre outras coisas, quanto custava antes à autarquia, o que aconteceu aos mais de 30 jardineiros da Câmara e se a factura da Fagar vai aumentar.

PLANO CONTRA A CORRUPÇÃO

Entre as propostas que hoje vão ser votadas está o Plano de Prevenção da Corrupção e Infracções Conexas da Câmara de Faro. O plano foi pedido a todas as autarquias e outras entidades pelo Tribunal de Contas e a data inicial para a sua entrega era 20 de Outubro de 2009.

"Nada estava feito", critica Macário. "Há declarações do presidente do Tribunal de Contas que indicaram a possibilidade de o plano ser entregue até 31 de Dezembro", justifica Apolinário. "Essas declarações são posteriores à minha tomada de posse", responde Macário.

O plano foi aprovado em Tavira no passado dia 3 e o actual presidente, Jorge Botelho, disse ao CM que quando chegou "não estava feito". Macário Correia, seu antecessor, garante que existia um esboço entregue a um funcionário.

PORMENORES

ÁREAS REGULADAS

Há propostas de regulamentação para organização interna, taxas, venda ambulante, urbanismo, gestão e utilização de instalações desportivas, espaços verdes e áreas balneares e apoio ao associativismo.

DIVISÃO DE VOTOS

As propostas devem ser aprovadas com os votos dos cinco vereadores do PSD. A oposição PS, incluindo a vereadora independente, só reúne quatro votos.

EXEMPLO DO PRESIDENTE

Macário Correia confirmou ao CM que já passou horas nocturnas na Câmara a despachar trabalho de funcionários em vários gabinetes e reconhece o hábito de controlar tarefas.


Fonte Correio da Manhã
 
Topo