• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Maddie: Gonçalo Amaral considera "reforço da democracia"

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,884
Gostos Recebidos
8
Livro e vídeo já podem ser comercializados
Maddie: Gonçalo Amaral considera "reforço da democracia"

O ex-inspector da Polícia Judiciária (PJ) Gonçalo Amaral considerou esta terça-feira que a decisão do Tribunal da Relação em anular a proibição de venda do livro ‘Maddie - A Verdade da Mentira’ significa "o reforço da democracia portuguesa".

“O livro é um exercício de cidadania e de liberdade de expressão. Com esta decisão da Relação, foi a democracia portuguesa que ganhou, pois a proibição de venda do livro era inconstitucional", disse Gonçalo Amaral à agência Lusa, acrescentando esperar a anulação por parte dos juízes da Relação da decisão do Tribunal Cível de Lisboa, após providência cautelar interposta pelos pais de Madeleine McCann.

O ex-inspetor da PJ classificou ainda de "muito importante" a decisão da Relação para os dois processos interpostos pelos pais da menina inglesa desaparecida em 2007, no Algarve, ainda sem data marcada para início do julgamento.

No processo cível, Kate e Gerry McCann reclamam 1,2 milhões de euros por difamação, enquanto no outro caso Gonçalo Amaral é acusado de violação do Segredo de Justiça.

A decisão de anular a proibição de venda do livro ‘Maddie - A Verdade da Mentira’ e o vídeo com o mesmo título, baseado num documentário exibido na TVI, foi esta terça-feira comunicada à agência Lusa por fonte judicial.

Com a decisão de anular a proibição de venda do livro ‘Maddie - A Verdade da Mentira’ e o vídeo com o mesmo título, estes podem voltar a ser comercializados e Gonçalo Amaral, que defende no livro a tese de envolvimento de Kate e Gerry McCann no desaparecimento da filha em Maio de 2007, num apartamento turístico do Algarve, pode voltar a falar publicamente no caso.

A proibição fora decretada provisoriamente a 09 de Setembro de 2009 e, na acção principal, a família McCann reclamava a protecção dos direitos, liberdades e garantias.

Madeleine McCann desapareceu em 03 de Maio de 2007, num apartamento de um aldeamento turístico da Praia da Luz, onde se encontrava de férias com os pais e os dois irmãos.


Correio da Manhã
 
Topo