Portal Chamar Táxi

Madeira sob aviso laranja devido a chuva forte

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,129
Gostos Recebidos
549
O arquipélago da Madeira está hoje, quinta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido a chuva moderadamente forte, que poderá ser temporariamente muito forte, de acordo com a previsão do Instituto de Meteorologia.


As ilhas da Madeira e do Porto Santo estão também sob aviso amarelo devido ao vento, que será moderado (20 a 35 km/h) de sul, temporariamente forte (35 a 45 km/h), rodando para sudoeste. Nas terras altas, o vento será forte (40 a 55 km/h) de sudoeste, soprando temporariamente muito forte (55 a 65 km/h), com rajadas que poderão atingir os 90 km/h.

Relativamente ao estado do mar, na costa norte as ondas serão de noroeste com dois a 2,5 metros, enquanto que na costa sul as ondas serão de sudoeste com dois a 3,5 metros.

Este aviso laranja deverá permanecer activo até às 10 horas de sexta-feira, devido às previsões de chuva forte.

Na quarta feira, o Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira emitiu um aviso a recomendar "a tomada das medidas necessárias e habituais de precaução", nomeadamente na condução automóvel nas zonas montanhosas e vertentes expostas, devendo ser prestada especial atenção aos avisos, sinalização e recomendações das autoridades e forças de segurança.

No restante território nacional, as previsões para as regiões norte e centro são de céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens altas, com o vento a soprar geralmente fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, apesar de se tornar moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral e nas terras altas, a partir da tarde. Na região sul, o céu estará muito nublado, em especial por nuvens altas, com o vento a soprar fraco a moderado (inferior a 25 km/h) do quadrante norte.

Quanto ao estado do mar, na costa ocidental, as ondas de noroeste deverão alcançar 1,5 a 2,5 metros de altura, e na costa sul, as ondas de sudoeste serão inferiores a um metro.

A barra de Vila do Conde está encerrada a toda a navegação, segundo informação disponibilizada no "site" da Marinha.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 14 graus Celsius no Porto e em Lisboa, 18º em Faro, 19º em Ponta Delgada e 23º no Funchal.

JN
 
Topo