Portal Chamar Táxi

MAI cria Linha de Informação Eleitoral

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
MAI cria Linha de Informação Eleitoral

O Ministério da Administração Interna (MAI) lança hoje, dia 1 de Junho, a Linha de Informação Eleitoral (808 206 206), que pretende esclarecer os cidadãos sobre o recenseamento e o processo eleitoral. Esta linha funciona das 09:00h às 21:00h, de 1 a 5 de Junho, e das 08:00h às 21:00h, nos dias 6 e 7 de Junho.
http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={83DF0028-11AB-46F5-942A-B8F4B4DEA424}
Semttulo.jpg
No âmbito da campanha “Votar é Fácil”, esta iniciativa tem como objectivo promover o contacto directo com os eleitores, através de um centro de contacto e atendimento que esclareça dúvidas e dê informação sobre a freguesia de recenseamento e local de voto.
Os cidadãos podem também procurar o seu local de recenseamento visitando a página do Recenseamento Eleitoral, enviando um SMS para o número 3838, escrevendo RE espaço BI espaço data de nascimento (ex: RE 10177775 19731120) ou dirigindo-se à sua junta de freguesia.
A criação desta linha resulta de um protocolo entre a Direcção-Geral da Administração Interna (DGAI) e a empresa CRH, Consultoria e Valorização de Recursos Humanos, no sentido de “desenvolver acções de informação e divulgação de aspectos ligados à participação nos próximos actos eleitorais, em especial no tocante ao Recenseamento Eleitoral e à freguesia onde cada cidadão pode exercer o seu direito de voto”.
Ambas as partes consideram esta campanha um “dever de cidadania activa em benefício dos valores da participação dos cidadãos na vida colectiva do país”. É justificada pela modernização operada no Recenseamento Eleitoral, que levou à inscrição automática de cerca de 300.000 jovens, novos eleitores, e pelos cidadãos detentores do Cartão de Cidadão que alteraram a sua morada, pelo que passam a votar em local diferente.
Além disso, este protocolo justifica-se pela missão da DGAI, que tem a seu cargo as acções de informação e divulgação dos vários aspectos relativos aos actos eleitorais, especialmente as questões do recenseamento eleitoral e a expansão junto dos cidadãos das iniciativas no âmbito da campanha “Votar é Fácil”.
Segundo a DGAI, este é “um passo inovador” rumo à ampliação das acções de esclarecimento dos cidadãos e de incentivo à participação no próximo acto eleitoral de 7 de Junho, constituindo uma “porta aberta aos cidadãos” para encontrarem resposta às suas questões.
Data: 01-06-2009
Fonte: Portal do Cidadão com MAI
 
Topo