Portal Chamar Táxi

Mais novidades sobre as novas frequências

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
No final desta semana a potencia do emissor da Lousã foi aumentada (suponho eu)!!! Informo ainda e aconselho os residentes da zona de Leiria (e não só), que viam bem os canais analógicos via lousa e que agora têm dificuldades na recepção do sinal digital a reorientarem as antenas e re-sintonizarem os aparelhos... na grande maioria dos casos com problemas é sucesso garantido!!

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
No final desta semana a potencia do emissor da Lousã foi aumentada!!! Informo ainda e aconselho os residentes da zona de Leiria (e não só), que viam bem os canais analógicos e que agora têm dificuldades na recepção do sinal digital a reorientarem as antenas e re-sintonizarem os aparelhos... na grande maioria dos casos com problemas é sucesso garantido!!

Tens a certeza que aumentaram o sinal, é que o meu sinal não melhorou nada, e até me dá a ideia de já ter recebido melhor. Eles estavam á espera de material novo para o emissor, será que colocaram painéis direccionais seccionados em ângulos , e dá mais para uns ângulos que outros

Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
No final desta semana a potencia do emissor da Lousã foi aumentada!!! Informo ainda e aconselho os residentes da zona de Leiria (e não só), que viam bem os canais analógicos e que agora têm dificuldades na recepção do sinal digital a reorientarem as antenas e re-sintonizarem os aparelhos... na grande maioria dos casos com problemas é sucesso garantido!!

Não sei se aumentaram a potência, mas a verdade é que ontem orientei duas antenas para esse emissor com exelentes resultados.

O sinal não é muito forte aqui na zona, um pouco mais de 40bBmv com antena d 16dB, mas a qualidade é exelente comparando com os emissores de Aveiro que chegam com mais de 70dBmv mas com pouca qualidade de sinal.

O emissor de Monte da Virgem chega-me com um pouco mais de sinal (44dBuv) do que o da Lousã mas com menos qualidade.

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Gostos Recebidos
0
Quando li o comunicado fui experimentar :
Emissor da Lousã , o meu velho conhecido.
Antena antiga , sem lhe mexer.
Descodificador barato , BestBuy.
Perfeito ,dia e noite.
Isto na zona de Cantanhede , lá no alto , com a serra à vista

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
sem mexer na antena na segunda feira experimentei sintonizar a tv e nada..... ontem estava nublado e tal mas a noite andei a mudar um modelador cá em casa e com o medidor fiu ver o que la chegava e qual é o meu espanto que o sinal embora não estando perfeito ja dava para ver... fui experimentar sintonizar outra vez e... voila perfeito ate agora!!! (daí a minha suposição do aumento da potencia o sinal" esta semana ja vou afinar a antena... Aqui à minha zona (arrabal) não chegam muito mais de 45/55db "crus" de potencia... Mas no que toca a qualidade de sinal 5***** MER a 29 BER 3e-5 CN 30... E são valores muito estáveis de sinal... Alem disso não tenho o problema dos ecos dos outros emissores por isso posso subir a antena a vontade quando é preciso que não vou ter 5 ecos "ordinários" a "estorvarem uns aos outros" e a "cagarem" a qualidade do sinal toda inviabilizando ás vezes por completo a instalação.... Espero muito sinceramente para minha sanidade e dos meus clientes que no próximos anos não mexam mais nessa m*rda!!!! Ando um pouco farto de andar a fazer experiências em casa dos clientes!!!! tanto mais que nos casos mais Bicudos deixo tudo gratuitamente 2 semanas à experiência por uma questão de justiça e seriedade para com os meus clientes!

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Tens a certeza que aumentaram o sinal, é que o meu sinal não melhorou nada, e até me dá a ideia de já ter recebido melhor. Eles estavam á espera de material novo para o emissor, será que colocaram painéis direccionais seccionados em ângulos , e dá mais para uns ângulos que outros

Amigo pincas como sabes que eles estão espera de material? Mas olha que por aqui região de Leiria em casa dos meus pais com
antena televes boss orientada pelo meu irmão tendo feito o seguinte rodou um pouco para esquerda mas não totalmente entre
lousã e monte do facho azoia, e sintunizou um receptor c/ facho outro com lousã mas olha que lousã pareçe ter mais força.

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Amigo pincas como sabes que eles estão espera de material? Mas olha que por aqui região de Leiria em casa dos meus pais com
antena televes boss orientada pelo meu irmão tendo feito o seguinte rodou um pouco para esquerda mas não totalmente entre
lousã e monte do facho azoia, e sintunizou um receptor c/ facho outro com lousã mas olha que lousã pareçe ter mais força.

eu com a antena desafinada (afinada para o facho) tenho praticamente a mesma potencia do facho e da lousã!!!

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0

A info que me forneceram foi que dos 3 novos emissores, Lousã foi o unico que a partir do analógico foi necessário levar filtros de rf novos devido á diferenca de frequencias, que no analogico a mais alta era ch 29 (sic) passou para 46. Isso não foi necessário nos outros emissores. Como se calcula esses componentes não sei quem os fabrica mas não se vendem na loja da esquina. Também me disseram que inicialmente o emissor tecnicamente só era possivel 400 watts

Aqui na minha zona tenho locais onde não apanho Lousã com uma antena de 19 dbd. Estou com a ideia que os painéis das antenas para a beira mar estão deficientes

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Hoje o sinal da Lousã está com uma qualidade mais baixas, falhando de vez em quando, há outros dias que mesmo à noite está 100%, será alguma interferência com algum canal espanhol?

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Hoje o sinal da Lousã está com uma qualidade mais baixas, falhando de vez em quando, há outros dias que mesmo à noite está 100%, será alguma interferência com algum canal espanhol?

A quantos km tens o emissor da Lousã?

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
A quantos km tens o emissor da Lousã?

O t0nito está a 79Km do emissor da Lousã. Eu estou a 85Km e recebo sem qualquer problema.

No caso do T0nito terá a ver com os obstáculos naturais que tem pela frente. A pouco mais de 1 Km tem pela frente uma elevação com mais 80 metros em relação à sua casa.
Sobe a antena t0nito, para a Lousã não há o problema da propagação. Lá vai a antena para a chaminé outra vez...

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Como sabem a mais de 67,3km já pode haver desfasamento. Será que a essas distancias, e quando exista propagação, já não se receba uma parte da radiofrequência direta e outra refletida na troposfera, ou seja não poderá ser interferências do próprio emissor

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
...para a Lousã não há o problema da propagação.

Pois, mas alguma coisa será, hoje de manhã a Lousã estava a falhar e muito, tal como o 56, e agora está novamente a 100% sem ninguém ter mexido em nada...

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Pelo que li a propagação troposferica afeta mais o litoral mas pode existir no interio. Note-se que Lousã deve ficar a uns 60km do mar

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Como sabem a mais de 67,3km já pode haver desfasamento. Será que a essas distancias, e quando exista propagação, já não se receba uma parte da radiofrequência direta e outra refletida na troposfera, ou seja não poderá ser interferências do próprio emissor

Nada disso. Se analizares bem o que aqui foi falado sobre propagação troposférica, os sinais não são refletidos mas sim "transportados" ao longo dos ductos. Além disso esse fenómeno passa-se no máximo a escassos quilometros da superficie terrestre por isso, com apenas um emissor em uma frequência não existe problema com a propagação troposférica.

O que pode estar a acontecer é chegar por cá um emissor espanhol ou outro que trabalhe no mesmo canal.

Já agora, os tais 67 Km de distância máxima não é do ponto de recepção ao emissor.

Isto só se aplica quando se recebe pelo menos dois emissores, e aos tais 67Km há que somar a distância entre o ponto de recepção e o emissor que se pretende receber.

Última edição:

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
3
Atenção ,Monte da Virgem é canal _ 42_ e não 41

Freq.642.000.

(aljofe emenda nos teus canhenhos.)

Cumps.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Atenção ,Monte da Virgem é canal _ 42_ e não 41

Freq.642.000.

(aljofe emenda nos teus canhenhos.)

Cumps.

Não sei onde viste isso mas se foi onde eu penso, se vires bem estava a referir-me ao antigo emissor analógico da RTP2. Monte da Virgem canal 41.