Portal Chamar Táxi

Mais um caso de sucesso no Jardim Zoológico com a reprodução destes anfíbios

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Mais um caso de sucesso no Jardim Zoológico com a reprodução destes anfíbios

Rãs-tomate nascem no Jardim ZoológicoDepois do nascimento de uma cria de Calau-trombeteiro, a grande família do Jardim Zoológico volta a crescer. Após um longo processo de reprodução, nasceram várias Rãs-tomate Dyscophus guineti que animam agora a maternidade do Reptilário do parque.

O processo de reprodução desta espécie de Rãs é extremamente complicado e moroso, mas a metamorfose foi completada com sucesso. Foram aplicadas as técnicas aprendidas no Curso de Anfíbios realizado no Jardim Zoológico em Julho de 2008, no seguimento da campanha de conservação dos anfíbios da EAZA (Associação Europeia de Zoos e Anfíbios) em Abril do mesmo ano, na qual o JZ esteve envolvido com o compromisso de reprodução destas espécies sob protecção humana.

A Campanha da EAZA de 2008 dedicada aos anfíbios pretendeu alertar a população para o real perigo de extinção destas espécies. Isto porque 40% das espécies de anfíbios estão ameaçadas de extinção, mais de 120 espécies já desapareceram. Os anfíbios estão na verdade a extinguir-se a uma velocidade 100 vezes superior ao normal.

Para o sucesso da reprodução das Rãs-tomate no Jardim Zoológico, os tratadores do Reptilário construíram e prepararam várias câmaras de chuva, ambiente preparatório que simula a época das chuvas, altura fundamental para a reprodução da espécie. Era sabido que o procedimento só daria frutos passado um ano e foi no dia 6 de Agosto que se verificou uma grande postura nas câmaras de chuva, após a disputa de uma das fêmeas por dois machos.

Vingada a postura, foi a vez de começarem a aparecer milhares de ovos, dos quais sobreviveram mais de meia centena de girinos que agora completaram a metamorfose e dão origem a pequenas Rãs-tomate.

Todos os visitantes do Jardim Zoológico têm podido acompanhar o desenvolvimento destes animais nas suas metamorfoses e o pequeno aquário colocado para este efeito tem sido alvo de muita atenção. Apesar do nome, as Rãs-tomate só adquirem a sua cor característica algum tempo mais tarde.

Sobre o Jardim Zoológico:
A 28 de Maio de 2009, o Jardim Zoológico celebrou os seus 125 anos. Este foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, actualmente, acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 360 espécies. A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes factores estão as vertentes pedagógica e lúdica.


Jardim Zoológico de Lisboa
 
Topo