- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 51,086
- Gostos Recebidos
- 1,238
Afinal, qual a opção mais saudável: manteiga ou margarina? Esta é uma questão que preocupa não só quem está em processo de emagrecimento, mas também para quem busca por uma vida mais saudável.
Segundo um artigo do jornal Metrópoles, os dois produtos diferem-se pelas suas origens e processamentos.
Assim, a principal diferença verifica-se na fonte de gordura usada no processo de fabrico. Segundo a nutricionista Sylvia Ramuth, a manteiga tem origem animal, sendo produzido a partir da nata do leite, ou seja, é mais próxima da natureza.
Por seu turno, a margarina é fabricada a partir de óleos vegetais, como soja, girassol ou canola. De maneira a que estes óleos fiquem sólidos à temperatura ambiente é necessário serem submetidos a um processo químico de hidrogenação.
Ora, a margarina é classificada com um alimento ultraprocessado devido à sua fabricação industrial completa. O processo de hidrogenação poderá, inclusive, prejudicar a saúde cardiovascular. Assim, quanto mais consistente for, maior o nível de gorduras.
Já a manteiga é considerado um produto mais natural e fácil de ser processado pelo corpo, conservando nutrientes essenciais.
Manteiga versus margarina: qual a mais saudável?
Especialistas em nutrição defendem que a manteiga é a opção mais benéfica, desde que consumida com moderação. Por ser um derivado do leite contém proteínas, cálcio, fósforo e vitamina essenciais.
"A manteiga é um produto muito mais natural para o nosso corpo", defende Sylvia Ramuth.
Dicas para escolher uma boa manteiga:
- Escolha manteigas com a menor lista de ingredientes possível;
- Consuma moderadamente;
- Intercale o consumo de manteiga com outras gorduras como o azeite.
Ou seja, a opção mais natural e menos industrializada é sempre a melhor. Esta regra aplica-se não só à manteiga, mas também a todos os alimentos.
IN:NM
