• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

MECOOL KS2 – box de TV e barra de som num só

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Se pretende um sistema de som mais rico do que qualquer TV traz, com capacidade de interligação com outros dispositivos e, além disso, ainda anda à procura de uma box de TV Android, porque não juntar estas duas realidades num só equipamento?


É isso que a MECOOL KS2 oferece, uma solução integrada, muito versátil e competente.








A MECOOL KS2 apresenta-se ao mercado como uma solução híbrida que conjuga uma box de TV, um sintonizador de TV DVB-T2/T e ainda com uma barra de som com 3 altifalantes.


Este conjunto permitirá não só usufruiu dos recursos de uma box de TV Android como também melhorar significativamente a qualidade de som de todos os conteúdos que vê na TV, não caso de ainda não possuir nenhum sistema de som. Mas tem muitos outros pormenores interessantes e o facto de servir de coluna Bluetooth abre um grande leque de possibilidades.





Design e características




As barras de som são uma boa alternativa para quem não tem espaço ou prefere não ter vários altifalantes dispersos, como é o caso dos sitemas de som 2.1 ou 5.1. Embora o som seja proveniente de um único local, a largura de 50 cm é determinante para que sejam criados alguns efeitos sonoros que, de outra forma, não seria possível existirem.





A MECOOL KS2 tem um design muito simplista, mas não se deixa passar despercebida, principalmente pelas duas opções de cor disponíveis: dourado ou prateado. Ambas as cores ficam bem enquadradas em qualquer local e não desfavorecem o aspeto, mesmo pensando que a cor preta seria uma opção obrigatória a considerar.


A estrutura é em alumínio com aspeto “escovado”, mas, na verdade, é liso e brilhante. Como dimensões tem 50 x 9,4 x 6,7 cm e pesa 1,5 kg, integrando tecnologia que por norma se adquire separadamente. É suportada por 2 pés em borracha relativamente mole, com capacidade de absorver pequenas vibrações ou desalinhamentos. A antena Wi-Fi é colocada na lateral e pode ser direcionada para trás, de modo a ficar escondida, mas seria bem mais interessante se fosse colocada atrás, de modo a ficar totalmente escondida.



Inclui ainda um controlo remoto infravermelhos, mas, claro, também suporta controlos remotos mais completos, com AirMouse. Na lateral ainda se encontram alguns botões para controlo. Na frente, no canto superior direito, existe ainda um pequeno mostrados com 4 dígitos de 7 segmentos, com indicação do modo em que a MECOOL KS2 está a ser utilizada e da intensidade de volume de som escolhido.





Em termos de características técnicas, a MECOOL KS2 integra uma box de TV Android com o conhecido SoC quad-core Amlogic S905 com o GPU Mali-450. Tem 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno, podendo este armazenamento ser aumentado através de cartão microSD até 32 GB ou de uma drive de armazenamento externo pelo menos até 1 TB.



Tem porta para ligação Ethernet Gigabit, Wi-Fi 802.11 b/g/n com antena externa e Bluetooth. Tem porta HDMI, saída de vídeo CVBS (analógica), entrada de som analógica (jack 3,5mm) e coaxial in (RCA) e duas portas USB.






No que diz respeito à ligação de antena, tem capacidade para sintonização de TV digital terrestre (DVB-T2/T), permitindo assim abrir os canais TDT atualmente em difusão em Portugal (e não só).



Já em relação ao som, inclui 3 altifalantes. Estes estão integrados de forma a oferecer uma qualidade de som mais envolvente, permitindo uma reprodução com um total de 50W de potência sem distorção, com uma resposta de frequência de 20 Hz a 20 kHz: dois altifalantes FullRange 2,5″ de 15W e um Woofer 3″ de 20W. As ligações podem ser feitas via Bluetooth ou através de jack de áudio, suportando até a ligação de um microfone.



mecool_ks2_0-720x395.jpg

Especificações completas




A grande versatilidade




Um equipamento capaz de desempenhar várias tarefas é sempre um bom investimento, principalmente quando tem capacidade de o fazer com competência, tendo em conta a gama onde se insere. A MECOOL KS2 é um caso desses e permite servir vários propósitos:





  • [*=center]Box de TV

    • [*=center]Ver conteúdos streaming ou via armazenamento local
      [*=center]Acesso a qualquer tipo de app da Play Store
      [*=center]Consola de jogos (incluindo a possibilidade de gamestream)
      [*=center]Ver o ecrã do smartphone ou tablet na TV (Android ou iOS)
      [*=center]Unidade de armazenamento loca (NAS)
      [*=center]Gestor de torrents

    [*=center]Sistema de som para a TV
    [*=center]Coluna Bluetooth
    [*=center]Coluna para microfone (para uma pequena plateia, por exemplo)
    [*=center]Sintonizador TDT
A box de TV



No que respeita à box de TV Android, traz um launcher básico, mas suficiente para toda a navegação. E é claro, como se trata do Android e tem a Play Store disponível, poderá ser instalada qualquer aplicação, incluindo o launcher da sua preferência.



Já vem com o Kodi pré-instalado e traz outras aplicações como Miracast ou AirPin Pro, capazes de receber conteúdos de outros smartphones Android ou iOS, como DLNA e espelho do ecrã (AirPlay, Air Mirroring, etc). Também vem com o Netflix, YouTube e uma app DTV para utilizar o recurso do sintonizador DVB-T2/T.



mecool_ks2_6.jpg
mecool_ks2_6.jpg
mecool_ks2_7.jpg
mecool_ks2_8.jpg
mecool_ks2_9.jpg
mecool_ks2_10.jpg

anterior
próxima



O facto de ainda ter o Android 5.1.1, à parte das questões de segurança, não se revelou um problema em toda a sua utilização e apenas poderá surgir alguma incompatibilidade em aplicações mais recentes com algum tipo de especificidade, embora nada tenha sido identificado.


Quanto ao desempenho, suporta vídeo até 4Kp60fps 10bit HEVC H.265 e todas as amostras testadas reproduziram sem problemas, considerando a especificação suportada. Suporta também as apps de TV dos operadores, como a NOS TV, podendo também servir o propósito de TV em locais sem box ou sem acesso a antena/cabo.





Em termos de benchmarks, e apenas para situar a prestação desta box, obteve cerca de 38000 pontos no AnTuTu. Sendo que tem 1 GB de RAM, há que ter alguma contenção na quantidade de aplicações utilizadas em simultâneo e deve contar com um tempo de espera adicional para troca de aplicações.


Veredicto



Se precisa de um recurso para melhorar a experiência de ver TV, melhorar a qualidade de som e aproveitar ainda para uma boa coluna bluetooth, então a MECOOL KS2 é definitivamente uma opção a considerar, tendo em conta a gama em que se insere.


A utilização é simples e intuitiva, mas pode tornar-se aborrecida ao utilizar exclusivamente o controlo remoto infravermelhos fornecido. O problema resolve-se facilmente, com um controlo remoto com AirMouse que, embora barato, infelizmente não vem incluído.


A qualidade de som é boa e equilibrada e é evidente o reforço nas frequências mais graves, algo que melhora bastante a experiência de assistir a um filme ou série, com uma prestação superior a qualquer TV.





Quanto ao sintonizador TDT incluído, embora a esmagadora maioria das TVs já o tenha, torna-se mais prático ter tudo centralizado na box de TV, evitando assim a necessidade de utilizar 2 comandos. Basta abrir a app DTV e abrir os canais, controlando a intensidade de som com o mesmo comando.


A prestação Wi-Fi é muito boa, principalmente graças à antena que vem incluída, o que é algo que costuma ser problemático em muitas boxes de TV. Felizmente, não é o caso desta.






Desagradou-me o facto de não poder desligar o visor de 7 segmentos, no canto superior direito. Nesse visor é sempre mostrada a entrada de som selecionada, algo que não é necessário enquanto estamos a assistir a um filme numa sala escura. Com o hábito ignora-se esse pormenor com facilidade, mas seria melhor se tivesse a hipótese de desligar.


Quanto à prestação da box de TV em si, como já referido, os recursos são limitados e não deve ser esperado um desempenho elevado a abrir e a trocar de aplicações, principalmente devido à quantidade limitada da RAM. Mas, estando a aplicação ou jogo a correr, tudo rola sem problemas.


O Pplware agradece à Tomtop a cedência da barra de som MECOOL KS2 para análise.


Preço e disponibilidade



A MECOOL KS2 está disponível em prateado e dourado (modelo em análise) pelo preço de 64,73€, utilizando o código de desconto AJKS2TV.


Todos os custos de importação a que o produto for sujeito são suportados pelo vendedor mas, adicionalmente, deverá deixar a seguinte mensagem na caixa de comentário durante o checkout: “Please send by method ZPTD for free-taxes”.



MECOOL KS2





logopplware.png

 
Topo