- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,929
- Gostos Recebidos
- 1,207
Pode estar a chegar um medicamento capaz de reduzir em quase 50% o colesterol 'mau'. Um estudo apresentado durante o congresso anual da American Heart Association, publicado no The New England Journal of Medicine, revelou resultados promissores deste fármaco.
De acordo com o The Independent, o novo medicamento usa uma tecnologia CRISPR que permite fazer alterações no ADN. Neste caso, o 'alvo' acaba por ser um gene no fígado, o ANGPTL3, que consegue reduzir o colesterol LDL, também conhecido como colesterol 'mau'.
"Nunca tivemos nada que pudesse reduzir o LDL e os triglicéridos em cerca de 50%", revelou o cardiologista Steven Nissen, um dos responsáveis pelo estudo. O estudo foi feito apenas com 15 pessoas que ao longo da sua vida já tomavam medicamentos para reduzir o colesterol.
O medicamento que reduz o colesterol 'mau'
"Em vez de um comprimido diário ou uma injeção mensal, esta terapia oferece potencialmente uma dose única, segura e duradoura para pacientes com colesterol elevado", continua o médico.
Revelou que excesso de colesterol pode acabar por ficar nas artérias, aumentar o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Por outro lado, os triglicéridos elevados, outro tipo de gordura no sangue, também está relacionado com os mesmos problemas.
A investigação juntou pessoas entre os 50 e os 60 anos. "Vamos tentar demonstrar a segurança e a eficácia deste fármaco de dose única, porque acreditamos que é uma opção importante para os doentes."
Quatro alimentos que ajudam a reduzir os níveis de colesterol 'mau'
Fazer uma alimentação saudável e equilibrada tem ainda mais importância do que pensa. Jennifer Habashy, a diretora médica assistente na Claya e na Strata, citada no BestLife, explica que "ao incorporar os alimentos certos nas suas refeições diárias, consegue trabalhar ativamente para reduzir o colesterol LDL ('mau'), aumentar o colesterol HDL ('bom') e melhorar a saúde geral do coração".
Por isso, especialistas, citados no mesmo website, mencionaram alguns dos alimentos em que deve começar a apostar. Tome nota!
Quatro alimentos que ajudam a combater o colesterol 'mau':
Aveia. É um alimento rico em fibras solúveis. "Pense na fibra solúvel como uma esponja que absorve o colesterol no seu trato digestivo, impedindo-o de entrar na sua corrente sanguínea", explica Elizabeth Katzman, uma profissional de nutrição funcional;
Feijão e outras leguminosas. Normalmente são ótimas fontes de fibras solúveis. Também "são ricos em proteínas (ajudam a manter-se saciado) e pobres em gorduras saturadas", acrescenta Dalia Beydoun, uma dietista;
Maçãs. Contêm pectina, "um tipo de fibra solúvel que reduz o colesterol ao formar um gel nos intestinos, o que reduz a absorção do colesterol e ajuda a eliminá-lo do corpo", explica Michelle Routhenstein, outra dietista;
Frutos secos. "Têm gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas saudáveis para o coração", ambas ajudam a baixar o colesterol LDL, explica Habashy. "Também contêm alguns compostos que bloqueiam a absorção do colesterol no intestino".
IN:NM
