• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Meteoritos e Sideritos

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Julgo possuir dois meteoritos , com o peso aproximado de 500gr e outro com

cerca de 800gr.

Os sideritos , um dever ter mais de 300gr e o outro 100gr.

Necessito saber onde comprovar os ditos meteoritos , ou contacto para a

visualização dos mesmos.

Local do achado , ainda não digo, até porque ainda não tenho certeza.

Se por aqui houver gente entendida, mando foto , se pedirem.

Coloquei aqui esta info , porque não encontrei local adequado. Se for preciso

mover, aceito.

Cumps.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Amigo,é deveras interessante este teu topico....deixou-me....muito,mas muito curioso,ou não fosse eu viciado no tema.

Contudo na impossibilidade de apresentares imagens dos mesmos,deixo-te algumas para te ajudarem na duvida:

Meteoritos

images


images


images



Sideritos


images


images


images




Se estiveres interessado em ter uma info mais profissional,faz uma pesquisa google que encontrarás ajuda quase que imediata,visto o tema despertar muito interesse...


Abraço
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Contacta o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), pode ser que lá eles te dêem mais indicações para o que pretendes saber.

Geral
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
Rua das Estrelas
4150-762 Porto, Portugal

Tel: +351 226 089 830 • Fax: +351 226 089 831
www@astro.up.pt


:espi28::espi28:
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Para o Grunge e satpa, obrigado.

Grunge, o meteorito que está na 3ª. foto , é parecida com os dois que tenho

em casa. E, a foto do 1º siderito, também é parecido com um dos dois que

pessuo. Tenho um outro siderito( penso que é) , porque está cravejado de

ferrugem, mas o seu interior é amarelo, mas a crosta da ferrugem, não é

igual à ferrugem normal dos objectos ferrosos.Tem incrustações com relevos,

mas polido. (encontrei num ribeiro.)

Tem por aqui, pela cidade um centro de multimeios, e estou a pensar lá ir,

mas senão encontrar gente dentro desta área, tenho o endeço da satpa.

Para os dois , obrigado.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Ninguém quer saber dos meus meteoritos em Portugal...

É pena...decerto vou oferecê-los a um país estrangeiro.

Aqui em Portugal não dão crédito a este tipo de fenómeno.

Mesmo o Centro de Astrofísica de Porto ( CAUP ) , declinou as amostras por não acreditarem , e formarem uma opinião de que quem encontra este tipo de "rocha"

não passa de um "labrego ", que confunde uma simples rocha com um meteorito ou siderito...

Vão mas é dar uma volta ao bilhar grande...

Só eles é que sabem , só eles é que conhecem ( antes de testarem ou verem as amostras )...

Quem acredita nestes doutores ?

Apetecia-me " esbardalhar " com mais argumentos , mas não vale a pena...

No momento mantenho-os guardados e limpos e vou tirar novas fotos mais pormenorizadas , para fazer raiva aos "expert´s " de astronomia...:right:
 

mrock

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Ninguém quer saber dos meus meteoritos em Portugal...

Olá newpine, isso tambem me aconteceu, é mt dificil encontrar aqui em Portugal "que eu saiba" univesidade ou outro, que esteja interessado em ajudar mesmo que fosse a um preço rasuável, claro
eu tive que mandar uns exemplos para os estados unidos para me verificarem, a um preço de $15 dollars por cada penso que vale a pena, pois eles mandam um exemplo de meteorito, plo menos ficamos com uma ideia exata do que é um meteorito, se quizer alguma informação sobre o assunto posso mandar o enderesso... um abraço
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
mrock ,

já tinha esquecido que possuo esses exemplares...estão guardados à espera de melhores dias.

Obrigado amigo , não preciso de amostras , as peças valem pelo que valem , quer dizer , se valerem algo , estão guardadas , se não valerem nada , paciência , fico com elas

na mesma , nem que seja para um "recuerdo " para os vindouros familiares.

Não me interessa mandar para o estrangeiro os ditos meteoritos , vou aguardar para uma "mostra" que pode surgir a qualquer altura em qualquer lugar...

De qualquer modo , agradeço e aprecio o teu interesse por este passatempo que faço desde criança.

Se andares por aqui , a gente ainda há de trocar mais impressões.

Cumps.
 

mrock

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Pois eu nem sei como fui parar a este hobby, acho que encontrei uma pedra diferente, e a partir dai fiquei com o "bichinho" mas só tenho encontrado alguns que não ultrapassam as 40g, apesar de ter um metal detector que uso muito pouco, gosto mais de descobrir a olho. Mas quando encontro algo diferente abro logo uma janelinha para ver se realmente é diferente das pedras normais, e vou me entretendo com este passatempo.
Um abraço
 

mrock

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Olá a todos queria enviar estas fotos de supostamente alguns possiveis meteoritos, que nestes ultimos dias encontrei...um parece a pertencer á famila dos mesosideritos os outros não posso precisar porque não vejo nada na net que me dê indicação de nada parecido, se alguem tiver ulguma ideia que tipo poderão ser agradecia.
Um abraço
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
mrock,

os anexos das imagens ficaram nulas ou inválidas...tenta de novo, porque estou com curiosidade para ver as tuas "jóias"...

Convinha realmente anexares as fotos porque temos a Satpa que costuma dar umas dicas , para o caso de teres dificuldade em tirar algumas dúvidas .

Ainda vamos trocar mais impressões...

Aqui no norte (e em todo o país) é proibido o uso de detetores de metais.

Tem cuidado porque se encontras um bófia chato , vais ter chatices.

Até o transporte desses objetos são proibidos...e as multas não são leves...tem cuidado.

Abraço.
 

mrock

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Bom dia newpine.

já tentei mandar novamente, e o resultado é o mesmo, dá-me a entender que só a partir de uma certa quantidade de mensagens é que tenho o previlégio de mandar fotos, tambem pedi ajuda ao moderador Satpa, e veio logo a resposta a dizer que não podia mandar a msg para ele só a partir de dez (10) mensagens, acho que foi o que eu li. vou fazer esta mensagem curta para poder responder na proxima vez á sua.

Um abraço
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
mrock ,

então é isso...se é assim , acho que deves comentar algumas notícias , mesmo que sejam breves para perfazeres as tais dez msgs...

Olha , a Satpa é uma girl...mas ela não te leva a mal , são coisas que ainda não te habituaste , porque quando aparece um user a cor de rosa , quer dizer

que é feminino...

E pronto , tem calma , que a gente tem tempo para rever as fotos.

Já viste as minhas fotos ?

Têm pouca qualidade , porque na altura não tinha máquina fotográfica , e usei o telemóvel .

De qualquer modo dá para ver , mais ou menos.

Fica bem.
 

mrock

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Newpine,

Pois são destas coisas que acontecem quando não se está abituado a estas "andanças" como diz... ela não se vai importar por isso, espero eu.
Vou dividir resposta em duas ou trez partes para ser mais rápido poder enviar as fotos.

Um abraço
 

mrock

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Newpine.

Sim estive a ver as fotos é pena não estarem um pouco mais detalhadas, mas com telemovel é sempre dificil fcarem com bom detalhe, mas dá para ver, agora a pergunta é se todos eles atraíem o magneto? Dizem que há alguns meteoritos que não atraem, mas esses são muito raros de encontrar,... tenho (um)que não é muito pesado mas é certamente diferente de tudo o que vi, eu logo tiro uma foto a esse para mostrar acho interessate porque não vi nada assim. Vou mandar outra mensagem para aumentar volume...lol

Um abraço
 

mrock

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Newpine.

Pois com respeito aos detectores de metais, não sei bem como a lei se processa, mas tambem duvido que um GNR saiba exatamente as regras, e desde que não se ande a prospectar junto de lugares históricos penso que ninguem irá levantar problemas, mas isto sou eu a pensar pela minha cabeça porque é sempre bom saber as regras, terei que um dia perder tempo e ir á procura da lei só para estar descansado,.. Pois é pena eu não ter as mensagens necessárias para poder mandar as fotos mas temos que dar tempo, um dia chegarão.

Um abraço
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
mrock,

força aí .

Logo, logo, tens permissão para mandar as fotos.

Não sabia que havia meteoritos que atraíam metais...os que eu tenho são autênticas rochas... e outros que possuo , são metais que desconheço...e não

ganham ferrugem...

Não vou divulgar aqui onde os tenho encontrado , mas neste momento tenho a exploração interrompida porque ainda não tenho condições para

fazer as buscas que necessito...não posso adiantar mais nada , porque se colocasse aqui o local onde tenho encontrado estes meteoritos , amanhã mesmo

o local estaria repleto de gente...como dizes...lol.

Tenho um meteorito totalmente metálico , que pela busca que fiz , é idêntico a um meteorito cuja designação é Vesta...é o meu deve ser irmão gêmeo desse

tal meteorito...não sei...

A gente há de por as coisas ordenadas e vamos chegar a algumas conclusões...

Fica bem.
 

mrock

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Newpine

Deixe lá ver se eu expliquei bem, se você tiver um imã, não sei como chamam a isso na vossa terra, cá plo Algarve temos as duas versões "imã e magneto" em principio o imã tem a tendência em ficar agarrado á pedra ou supostamente meteorito, dependendo da quantidade de ferro que essa "pedra" contem, claro que nem todos os meteoritos teem a mesma quantidade de ferro e assim depende do agarrar o imã ou pelo menos aja a tendência de se aproximar. Vou ficar por aqui, para aumentar a minha "cota". Alguma pergunta é só fazer e se eu souber responder claro.
 

mrock

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Newpine

È muito possivel que tenha algo pertencente ao Vesta, como eles lhe chamam o "proto planeta" que é de grandes dimensões mas ainda não tem dimensões suficiente para se chamar um planeta.
E digo que é possivel que tenha algo porque em Portugal já caiu em Chaves um meteorite desse Vesta se não estou em erro que são classificados de howardito, eucrito e diogenito, penso que foi um diognito que foi encontrado en Chaves, posso estar errado, as de certeza que foi um desses.

Um abraço
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
É curioso que de tantas notícias sobre o meteorito de Chaves , não tenha nenhuma foto...

Eu não consegui encontrar qualquer foto do objeto encontrado em Chaves...

Resta-me a consolação de que aqui bem perto de mim , no Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto , tem amostra desse meteorito , e agora fico tentado

em o visitar pessoalmente.

Em tempos mandei fotos para lá , e atiraram para canto...não ligaram.

E ainda posso ver amostra do dito no Museu e Laboratório de Mineralogia e Geologia da Faculdade de Ciências do Porto.

Os miúdos estão de férias e vou tentar arranjar um dia com disponibilidade para dar uma espreitadela ...

Logo te conto...

Abraço.
 
Topo