- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,721
- Gostos Recebidos
- 1,153
As previsões meteorológicas para o mês de novembro, que começa já no próximo sábado, perspetivam duas quinzenas muito diferentes.
De acordo com Alfredo Graça, geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal (tempo.pt), novembro será "dividido em duas partes no que toca à precipitação" e mesmo às temperaturas, uma vez que estas vão "continuar acima da média para a época do ano na primeira metade de novembro", descendo apenas nas últimas duas semanas.
Assim, tudo indica que o último mês do outono climatológico se "divida em duas partes, uma definida por uma forte circulação atlântica e outra marcada por um padrão de bloqueio".
O modelo de previsão utilizado pelo geógrafo indica que no período entre 1 e 9 de novembro vai persistir um "ambiente temperado ou ameno, com temperaturas que poderão estar entre 1 a 2 ºC acima da média para esta época do ano em Portugal Continental, com as anomalias térmicas mais acentuadas (+2 ºC) previstas para algumas zonas do Interior".
De 10 a 16 de novembro, o especialista prevê que as anomalias fiquem "mais moderadas em grande parte do território de Portugal continental, com valores térmicos até 1,5 ºC superiores à média. Para o arquipélago dos Açores e em grande parte do arquipélago da Madeira prevê-se um cenário com temperaturas dentro do normal na segunda semana".
Para a segunda quinzena de novembro, o panorama poderá normalizar-se, com os mapas a anteciparem, neste momento, temperaturas típicas da estação.
Até 10 de novembro, o modelo Europeu, segundo Alfredo Graça, prevê precipitação superior à média da época de norte a sul de Portugal continental, sendo especialmente abundante nas regiões a norte do Tejo (Norte e Centro) e em algumas zonas do Ribatejo e do Alto Alentejo, onde se vislumbram anomalias de precipitação positivas bastante expressivas (mais de 50 mm acima do normal).
Nas restantes regiões do Continente também se perspetivam anomalias de precipitação elevadas. Nos Açores prevê-se um cenário bem mais seco do que o habitual e para a Madeira vislumbra-se um tempo mais húmido do que o normal.
O modelo Europeu pressente a possibilidade de que por volta dos dias 10 a 12 de novembro comece a dar-se uma alteração do padrão, sendo o cenário mais provável a mudança para um padrão de bloqueio. Deste modo, o tempo na segunda quinzena de novembro poderá ser distinto, marcado por um jato polar mais ondulante e pela possibilidade de subida em latitude de centros de altas pressões.
Recorde-se que esta terça e quarta-feira, 28 e 29 de outubro, Portugal foi afetado por uma tempestade que provocou inundações um pouco por todo o país. Ontem, Lisboa terá sido o distrito que registou mais ocorrências, hoje Faro parece ser o mais atingido.
Ao todo, a Proteção Civil já registou mais de mil ocorrências, relacionadas na sua maioria com inundações.
No Algarve, há casas e lojas inundadas e vários carros submersos, principalmente na capital algarvia, mas também em Tavira e Vila Real de Santo António.
IN:NM
