Portal Chamar Táxi

Microsoft e Yahoo! fecham acordo para desbancar o Google

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
WASHINGTON - A Microsoft e o Yahoo! fecharam nesta quarta-feira, 29, uma parceria em mecanismos de busca e publicidade.

O acordo dá à Microsoft acesso aos mecanismos de buscas do Yahoo!, vice-líder de audiência na web. A empresa de softwares acredita que o acordo vai novo site de buscas, o Bing, mais acessível, na queda de braços com o Google.


Em troca, o Yahoo! receberá 88% da receita de buscas e vendas de seus sites pelos primeiros cinco anos do acordo e terá o direito de vender anúncios em alguns sites da Microsoft. A empresa estima que o acordo deve gerar US$ 500 milhões por ano, além de economizar cerca de US$ 275 milhões em investimentos, os quais ficarão a cargo da Microsoft.



O acordo prevê ainda que cada empresa manterá seus negócios de propaganda e força de vendas separados. A Microsoft pagará o Yahoo! por meio de um acordo de compartilhamento de receita no tráfego gerado pela sua rede de sites próprios e afiliados. O acordo não cobre mensagens instantâneas, anúncios exibidos, e-mail ou produtos e propriedades na Web de cada empresa e deve ser concluído no começo de 2010.



Em declaração dada ao jornal New York Times, o presidente-executivo da Microsoft, Steven Ballmer, disse que "através deste acordo com o Yahoo, a Microsoft desenvolverá uma ferramenta de busca inovadora, mais valiosa para os anunciantes, e uma opção real de consumo para os internautas em um mercado dominado por apenas uma empresa".



A executiva-chefe do Yahoo!, Carol Bartz, elogiou o valor do acordo para a empresa, os usuários e a indústria, afirmando que os anunciantes vão se beneficiar do alcance da parceria, bem como da eficiência em trabalhar com uma única plataforma.



Há meses o mercado vinha especulando que as empresas juntariam forças para um potencial acordo de busca, depois que a oferta da Microsoft no ano passado para adquirir todo o Yahoo! foi considerada muito baixa pelo ex-executivo-chefe Jerry Yang e outros membros da diretoria.

Estadão​
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Acordo com Microsoft desilude accionistas da Yahoo!

As acções da Yahoo! estão a reagir em forte queda ao acordo que celebrou com a Microsoft, uma vez a empresa não recebe qualquer contrapartida inicial. A aliança tem como objectivo concorrer com o Google, mas as acções desta empresa estão quase incólumes à notícia.

As acções da Yahoo! descem 9,81% para 15,53 dólares, registando a queda mais acentuada desde Novembro passado.

O que desiludiu os investidores, de acordo com analistas contactados pela Bloomberg, é o facto de este não prever um pagamento de qualquer contrapartida inicial para a Yahoo!, ao contrário do que era esperado.

O acordo, conhecido hoje, surge cerca de 18 meses depois da Yahoo! ter rejeitado uma aquisição, por parte da Microsoft, avaliada em 47,5 mil milhões de dólares (33,3 milhões de euros) e do acordo da Yahoo! com a Google ter sido rejeitado pelos reguladores.

De acordo com a parceria, o motor Bing, da Microsoft, vai ser usado nas buscas da Yahoo! enquanto esta empresa vai processar a publicidade. A Microsoft conta com o motor de busca da Yahoo!, o segundo maior do mundo, para fazer face à Google, mas ainda há a hipótese de o acordo ser bloqueado pelos reguladores.

O Yahoo! assinala que o acordo vai representar 500 milhões de dólares de lucros operacionais para a empresa e poupar 200 milhões de euros em custos de capital.

As acções da Microsoft estão a reagir em alta, com uma subida de 0,89% para 23,68 dólares, enquanto o acordo não está a afectar apenas ligeiramente o Google, que desce 1,33% para 434 dólares.

Apesar da queda de hoje, a Yahoo! apresenta um ganho de 41% este ano.

JN​
 
Topo