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WASHINGTON - A Microsoft e o Yahoo! fecharam nesta quarta-feira, 29, uma parceria em mecanismos de busca e publicidade.
O acordo dá à Microsoft acesso aos mecanismos de buscas do Yahoo!, vice-líder de audiência na web. A empresa de softwares acredita que o acordo vai novo site de buscas, o Bing, mais acessível, na queda de braços com o Google.
Em troca, o Yahoo! receberá 88% da receita de buscas e vendas de seus sites pelos primeiros cinco anos do acordo e terá o direito de vender anúncios em alguns sites da Microsoft. A empresa estima que o acordo deve gerar US$ 500 milhões por ano, além de economizar cerca de US$ 275 milhões em investimentos, os quais ficarão a cargo da Microsoft.
O acordo prevê ainda que cada empresa manterá seus negócios de propaganda e força de vendas separados. A Microsoft pagará o Yahoo! por meio de um acordo de compartilhamento de receita no tráfego gerado pela sua rede de sites próprios e afiliados. O acordo não cobre mensagens instantâneas, anúncios exibidos, e-mail ou produtos e propriedades na Web de cada empresa e deve ser concluído no começo de 2010.
Em declaração dada ao jornal New York Times, o presidente-executivo da Microsoft, Steven Ballmer, disse que "através deste acordo com o Yahoo, a Microsoft desenvolverá uma ferramenta de busca inovadora, mais valiosa para os anunciantes, e uma opção real de consumo para os internautas em um mercado dominado por apenas uma empresa".
A executiva-chefe do Yahoo!, Carol Bartz, elogiou o valor do acordo para a empresa, os usuários e a indústria, afirmando que os anunciantes vão se beneficiar do alcance da parceria, bem como da eficiência em trabalhar com uma única plataforma.
Há meses o mercado vinha especulando que as empresas juntariam forças para um potencial acordo de busca, depois que a oferta da Microsoft no ano passado para adquirir todo o Yahoo! foi considerada muito baixa pelo ex-executivo-chefe Jerry Yang e outros membros da diretoria.
O acordo dá à Microsoft acesso aos mecanismos de buscas do Yahoo!, vice-líder de audiência na web. A empresa de softwares acredita que o acordo vai novo site de buscas, o Bing, mais acessível, na queda de braços com o Google.
Em troca, o Yahoo! receberá 88% da receita de buscas e vendas de seus sites pelos primeiros cinco anos do acordo e terá o direito de vender anúncios em alguns sites da Microsoft. A empresa estima que o acordo deve gerar US$ 500 milhões por ano, além de economizar cerca de US$ 275 milhões em investimentos, os quais ficarão a cargo da Microsoft.
O acordo prevê ainda que cada empresa manterá seus negócios de propaganda e força de vendas separados. A Microsoft pagará o Yahoo! por meio de um acordo de compartilhamento de receita no tráfego gerado pela sua rede de sites próprios e afiliados. O acordo não cobre mensagens instantâneas, anúncios exibidos, e-mail ou produtos e propriedades na Web de cada empresa e deve ser concluído no começo de 2010.
Em declaração dada ao jornal New York Times, o presidente-executivo da Microsoft, Steven Ballmer, disse que "através deste acordo com o Yahoo, a Microsoft desenvolverá uma ferramenta de busca inovadora, mais valiosa para os anunciantes, e uma opção real de consumo para os internautas em um mercado dominado por apenas uma empresa".
A executiva-chefe do Yahoo!, Carol Bartz, elogiou o valor do acordo para a empresa, os usuários e a indústria, afirmando que os anunciantes vão se beneficiar do alcance da parceria, bem como da eficiência em trabalhar com uma única plataforma.
Há meses o mercado vinha especulando que as empresas juntariam forças para um potencial acordo de busca, depois que a oferta da Microsoft no ano passado para adquirir todo o Yahoo! foi considerada muito baixa pelo ex-executivo-chefe Jerry Yang e outros membros da diretoria.
Estadão