Portal Chamar Táxi

Misteriosa onda de desmaios em escola moçambicana levanta explicações sobrenaturais

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4027363.jpg



Já se registaram mais de 50 desmaios nas últimas duas semanas. A Associação dos Médicos Tradicionais diz que é preciso uma "cerimónia de invocação dos antepassados".
Uma onda de desmaios está agitar a Escola Secundária da Manhiça, no município com o mesmo nome, na província moçambicana de Maputo, onde foram registados mais de 50 casos nas últimas duas semanas.



"Os desmaios começam geralmente na sala de aula. É normal registarmos um número de dez ou treze crianças durante o dia. Nos primeiros dias, levámos as crianças ao hospital, mas os médicos não conseguem dar diagnósticos", disse o diretor pedagógico da escola, Cornélio Mandlate, citado hoje pelo diárioO País.

O fenómeno, que ataca principalmente estudantes do sexo feminino, tornou-se num tema polémico entre os residentes da vila da Manhiça e suscitou várias interpretações, incluindo a atribuição destes casos a entidades sobrenaturais, atraindo as atenções da imprensa e das autoridades moçambicanas.
"Sinto uma dor interior, como se estivessem a bater-me. O peito dói e a cabeça começa a girar e fico agitada", disse Ruthe Yunan, uma das vítimas da onda de desmaios, também citada pelo jornal.
Além de mobilizar um grupo de seis elementos para a resolução do problema, a direção distrital da educação do município da Manhiça pediu ajuda à Associação dos Médicos Tradicionais(Ametramo). "Tivemos que envolver outras estruturas que ultrapassam o setor educacional", disse Tereza Machava, diretora distrital da educação, admitindo que a situação preocupa as autoridades locais.


dn


 
Topo