Portal Chamar Táxi

Morre carbonizado no dia de aniversário

R

RoterTeufel

Visitante
Santarém: Ninguém se apercebeu do fogo na noite da consoada
Morre carbonizado no dia de aniversário

João Macedo completava ontem, dia de Natal, 59 anos. Morreu carbonizado numa barraca de madeira que ardeu durante a madrugada sem ninguém se aperceber, em Pernes, no concelho de Santarém. O incêndio só foi detectado pelas 10h30, por uma prima, Maria Manuela Macedo, que viu muito fumo a sair do anexo quando ia dar de comer ao gado.

Quando os Bombeiros Voluntários de Pernes chegaram ao local, numa escarpa de difícil acesso, nas traseiras da casa da prima, já nada havia a fazer. As causas do incêndio estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária (PJ), que ontem esteve na barraca a recolher provas.

Maria Manuela Macedo admite que o fogo possa ter sido provocado por um cigarro ou por um isqueiro. A barraca servia para guardar palha e feno para o gado. "Infelizmente, não é primeira vez que isto acontece. Ele já escapou a outras duas situações iguais, uma delas até cá dentro de casa", afirmou ao CM a prima da vítima, explicando que o álcool destruiu a vida de João Macedo, que residia em Pernes desde 1975.

"Ele tinha um problema muito grande com a bebida e andava sempre com um cigarro na boca. Eu avisei-o várias vezes para ter cuidado, mas ele não dava ouvidos a ninguém", lamenta a mulher, que garante não ter ouvido João Macedo chegar a casa.

"Entretanto, já soube que esteve com um homem aqui de Pernes que lhe costumava arranjar trabalho, mas não sei a que horas passou para a barraca", onde era costume pernoitar nos últimos meses, conta Maria Manuela Macedo. A vítima – que tem uma irmã a residir em Santarém – foi durante muitos anos torneiro de madeiras em várias fábricas de Pernes, mas ultimamente estava desempregado e fazia apenas um biscate a tratar de animais.


C.da Manha
 
Topo