Portal Chamar Táxi

Notícias Morreu a "eterna amiga Olga", nome incontornável da comunicação

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
49,384
Gostos Recebidos
1,174
naom_693022f536b07.webp


Morreu Olga Cardoso, conhecida como a "eterna amiga Olga". A antiga apresentadora de televisão e radialista, de 91 anos, perdeu a vida de madrugada na sequência de um AVC.


A notícia foi avançada por António Sala através das redes sociais. O comunicador, que ao longo de quase 18 anos fez ao lado de Olga Cardoso o programa de rádio "Despertar", lamentou a partida da amiga de longa data.


"Tenho o coração partido. A Olga já não está fisicamente entre nós. Partiu durante esta madrugada. Querida Olga, obrigado por tudo", começou por referir.


Olga Cardoso sofreu um AVC nas últimas horas, tal como António Sala já havia dito numa outra publicação.


"Pela amizade, pelo companheirismo, pela ternura, pelos momentos inesquecíveis, pela tua gargalhada única, que nunca irá desaparecer dos nossos ouvidos e do coração de quantos acordaram com a tua voz jovial ao longo de milhares de manhãs.


Até sempre Amiga e companheira de tantos e tantos anos de aventuras inesquecíveis. Descansa em Paz eterna Amiga Olga", completou.





Também o comentador Daniel Martins falou sobre o estado de saúde delicado da amiga nas últimas horas. "Falar da Olga Cardoso é como falar de família. Próxima, presente. Conversávamos amiúde - creio que, nos últimos 15 anos, praticamente todos os dias. Que todas as boas energias se direcionem a ela, neste momento delicado, após o forte AVC que sofreu na passada noite", escreveu, deixando claro referir-se a Olga Cardoso.


Quem era a "amiga Olga"?​


Recorde-se Olga Cardoso é conhecida como a eterna "Amiga Olga" por ter feito sucesso com um programa na TVI com o mesmo nome entre 1993 e 1994. Tratou-se de um concurso de enorme sucesso, que marcou a sua estreia em televisão aos 59 anos.


Olga Cardoso nasceu a 7 de julho de 1934, no Porto. Com 15 anos estreou-se na rádio ao ser convidada para dar voz a radionovelas, e assim iniciava uma longa carreira atrás do microfone.


Apresentou na Rádio Renascença, durante mais de 20 anos, entre 1979 e 2000, o programa "Despertar". Inicialmente o formato diário de enorme sucesso era conduzido ao lado de Fernando Almeida, que foi depois substituído por António Sala.


Corria o ano de 1999 quando decidiu terminar a carreira. Depois disso, em janeiro de 2000 fez a última emissão de "Despertar". Um ano depois conduziu "Clássicos da Renascença", novamente ao lado de António Sala, tendo o programa durado apenas alguns meses.


Numa entrevista a Manuel Luís Goucha no programa "Goucha", em 2022, confessou ter saudades da televisão. Foi também nesta conversa com o apresentador da TVI que revelou ter sido diagnosticada com a doença de Parkinson aos 80 anos.

IN:NM
 
Topo