Portal Chamar Táxi

Morreu Rogério Ribeiro - Pintor e Escultor

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Rogério Ribeiro: "Um grande vulto da cultura portuguesa" [/B]- presidente da Câmara de Almada

Lisboa, 10 Mar (Lusa) - A presidente da Câmara de Almada, Maria Emília de Sousa, lembrou hoje o pintor e escultor Rogério Ribeiro como "um grande vulto da cultura portuguesa", que dava "espaço para outros artistas" desenvolverem o seu trabalho.

Rogério Ribeiro morreu hoje, aos 77 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, devido a complicações cardíacas, indicou um amigo, o pintor David Almeida.

Natural de Estremoz, onde nasceu a 31 de Março de 1930, Rogério Ribeiro era militante do PCP e director, desde 1993, da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea de Almada.

Em declarações à Agência Lusa, a presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília de Sousa, recordou o pintor como "um grande vulto da cultura portuguesa".

"O país perdeu um grande artista", afirmou, emocionada, recordando o "homem de convicções firmes, de nobres ideais, que não se vergava aos obstáculos, às dificuldades".

A autarca comunista evocou o artista "muito generoso, de grande humanismo", que "dava espaço a outros artistas" para desenvolverem a sua actividade.

Rogério Ribeiro, que esteve na génese da Galeria Municipal de Arte de Almada, preparava-se para executar, nesta cidade, a pintura do altar da Igreja de São Sebastião, que está a ser recuperada há alguns anos pela autarquia.

Do artista existem pinturas em azulejo no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na estação dos comboios de Sete Rios, em Lisboa, na estação do metro de Santa Lucía, em Santiago do Chile, e no Arquivo Histórico Municipal de Usuqui, no Japão.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-03-10 23:15:01
 
Topo