Portal Chamar Táxi

Morreu Tomislav Ivic

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,091
Gostos Recebidos
494


O futebol está de luto. Morreu Tomislav Ivic, treinador que em Portugal orientou FC Porto e Benfica.

Ivic tinha 77 anos e nos últimos tempos passou por graves problemas de saúde. Segundo a imprensa croata, o treinador foi conduzido para o hospital na noite passada. Viria a falecer esta tarde, alegadamente vítima de ataque cardíaco.

Além de Benfica (teve duas passagens, ambas sem sucesso) e FC Porto (assinou autêntica época de ouro em 1987/88, conquistando a Supertaça Europeia, a Taça Intercontinental, o campeonato e a Taça), Tomislav Ivic correu o mundo e orientou clubes como Ajax, Anderlecht, Avellino, Galatasaray, Paris SG, At. Madrid, Marselha e Fenerbahce, para além do «seu» Hajduk Split. Conquistou títulos em sete países. Estava oficialmente sem trabalhar desde 2004.

A Bola
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Grande Homem.
Grande Treinador.
O futebol ficou orfão e bem mais pobre.

Que Tomislav Ivic esteja em eterno descanso.
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
João Pinto e André lembram Ivic

O antigo treinador, que começou a carreira 1967 no RNK Split, que passou por Benfica e FC Porto morreu na Croácia, na sequência de complicações renais.



O ex-futebolistas do FC Porto João Pinto e André lamentaram hoje a morte do «grande treinador» Tomislav Ivic, que morreu na sexta-feira, com 77 anos, atribuindo-lhe os «méritos de revolucionar» a estrutura dos “dragões”.
«Tenho de lamentar a perde de um grande homem, profundo conhecedor do que fazia e vivia 24 horas por dia para o futebol. Penso que toda a família portista ficou triste com a sua partida», revelou João Pinto, em declarações à agência Lusa.
O antigo “capitão” do FC Porto recordou Ivic como «uma pessoa bem disposta, divertida nos treinos», sintetizando-o como «um grande treinador».
«O ‘mister’ Ivic teve mérito nas conquistas. Ganhou o que tinha para ganhar», frisou João Pinto, recordando a época de 1987/88, quando conquistou quatro títulos (campeonato, Taça de Portugal, Supertaça europeia e Taça Intercontinental), proeza repetida esta época por André Villas-Boas (Supertaça portuguesa, Liga, Taça de Portugal e Liga Europa).
Para André, que tal como João Pinto foi treinado por Ivic em 1987/88 e 1993/94, o croata foi um «dos mais excepcionais treinadores» com quem se cruzou.
«Lamentou muito a morte de um grande treinador e de um bom homem. Só tenho a dizer bem de Ivic e reconhecer que, com os seus métodos de treino e a sua filosofia, revolucionou toda a estrutura do FC Porto», explicou o antigo médio “azul e branco”.
Na memória de André permanece um técnico conhecedor e brincalhão, que «sabia lidar com cada jogador».
«Sabia explorar o máximo de cada um, era o ‘mago’ porque tinha essa qualidade. Nós treinávamos sempre com alegria e isso marcou-me imenso», concluiu.
Até 2004, quando deixou de treinar o Al Ittihad, da Arábia Saudita, Ivic conquistou oito campeonatos nacionais em seis países diferentes: na antiga Jugoslávia, com o Hadjuk Split (três), na Holanda, com o Ajax, na Bélgica, com o Anderlecht, na Grécia, com o Panathinaikos, em França, com o Olympique Marselha, e em Portugal, com o FC Porto.
A estes títulos nacionais soma uma Taça do Rei de Espanha, conquistada ao serviço do Atlético de Madrid.

Sapo
 

Johny89

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 21, 2009
Mensagens
683
Gostos Recebidos
0
«Vitórias de Tomislav Ivic ficarão para sempre na História» diz Pinto da Costa


Pinto da Costa, presidente do FC Porto, lamenta profundamente o desaparecimento de Tomislav Ivic, treinador croata que conduziu os azuis-e-brancos às conquistas do Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental, na época 1987/88.

«Com o desaparecimento de um grande homem, lamento a perda de um grande amigo. Recordo as suas vitórias, que ficarão para sempre na História do FC Porto e do futebol português», disse Pinto da Costa, em mensagem publicada no site do FC Porto.

Tomislav Ivic faleceu sexta-feira, aos 77 anos, vítima de complicações cardíacas.

A Bola
 
Última edição:
Topo