• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Motor SOLE tipo 20584.420

Ludgero Pimenta

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 17, 2014
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Olá boa tarde
Como posso verificar a operacionalidade do motor acima descrito. Trata-se de o motor da máquina de lavar que últimamente raramente faz uma centrifugação eficaz. Agradeço quaisquer tópicos.
 

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Mensagens
177
Gostos Recebidos
0
:espi28: viva Ludgero Pimenta

É fácil, desloque-se a uma oficina de bobinagem,
leve o motor e pergunte.

Dar-lhe-ão uma resposta concisa, que será a que pretende.

Saudações GForumdistas

fermat
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Olá boa tarde
Como posso verificar a operacionalidade do motor acima descrito. Trata-se de o motor da máquina de lavar que últimamente raramente faz uma centrifugação eficaz. Agradeço quaisquer tópicos.

Boas

Se não estou em erro esse motor tem ficha de 9 contactos, e eventualmente não será muito simples medir a indução das bobines.

Penso que esse tipo de motor trabalha com modulo de variador electronico monofásico para (ondulador) trífásico.
Neste tipo de motor é comum ouvir um zumbido ou um tipo de chiar, resultante da variação de frequencia (e impulsos) do modulo electronico de potência.

Ou seja a anomalia pode estar nesse modulo, ou motor.

As máquinas actuais tambem têm um dispositivo de segurança no modo centrifugação, ou seja com excesso de peso no tambor ou roupa mal distribuida no mesmo, a centrifugação pode ser limitada em velocidade ou mesmo interrompida, quando o respectivo circuito actua.
Na minha máquina AEG esta situação já ocorreu 6 vezes, em que me apercebi da roupa bastante molhada, apesar do programa centrifugação estar ajustado para 1000 ou 1200 R.P.M..

Penso que podem ser hipoteses a ter em conta.

Bons ajustes

Cps
 
Topo