• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Movimento da língua poderá controlar aparelhos

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Movimento da língua poderá controlar aparelhos

news


Pessoas portadoras de deficiência física poderão em breve manipular aparelhos eletrônicos com o movimento da língua. O recurso é simples: uma espécie de ímã de três milímetros é colocado na ponta da língua do usuário e todo movimento feito é captado por sensores, que ficam ao lado das bochechas e enviam os dados para um receptor. "Desta forma, é possível comandar todo um ambiente", afirmou Maysam Ghovanloo, líder da pesquisa desenvolvida no instituto Georgia Tech.

As informações captadas pelos sensores são então processadas por um software que transforma os movimentos em comandos para cadeiras de rodas. Futuramente, outros aparelhos eletrônicos como computadores, tocadores de MP3, poderão ser usados com o mesmo recurso.

O usuário precisa aprender a definir seis comandos: direita, esquerda, frente, trás, um clique e clique duplo. Os pesquisadores esperam que em breve, a tecnologia permita ações do dia-a-dia como apagar ou acender as luzes de um cômodo.


25 de Agosto de 2008
Veja.com
 
Topo