- Entrou
- Abr 6, 2007
- Gostos Recebidos
- 0

Ariana Page Russel, de 34 anos, usa a sua rara doença de pele para produzir obras de arte íntimas. As fotos fizeram tanto sucesso que já foram exibidas em diversas galerias dos Estados Unidos. A mulher, que vive no Brooklyn, em Nova Iorque, sofre de dermografismo, condição que deixa marcas vermelhas pelo corpo depois de coçar.
Para escrever textos ou desenhar imagens abstractas nos braços, pernas e rosto, ela usa uma agulha de tricot fechada. Ariana não sente dor ao fazer os desenhos e eles demoram cerca de 30 minutos para desaparecer da sua pele.
Em entrevista à ABC News, a mulher afirma que muitas pessoas acham estranho o seu tipo de obra de arte. «Ou acham que é bonito e interessante ou acham aberrante», destacou.
A causa exacta do dermografismo não é conhecida, mas a doença chega a afectar 5% da população. Há poucas opções de tratamentos disponíveis e, normalmente, as pessoas tomam anti-histamínicos ou corticóides.
No entanto, Ariana diz que não está à procura de uma cura para a doença. «Para mim, a minha pele é uma tela. Acho que é divertido ser capaz de desenhar em mim. Eu gosto.», afirmou.
Enquanto estava na fase de crescimento, ela sempre teve inchaços e edemas aleatórios na pele, mas foi só quando estava a estudar para o mestrado em Arte na Universidade de Washington, em Seattle, é que decidiu procurar ajuda médica.
«Eu estava a ficar realmente incomodada com a quantidade de brincadeiras que faziam. A grande maioria partia dos meus amigos, mas depois muitas pessoas costumam perguntar: 'O teu rosto está tão vermelho, estás bem?'», lembrou.
Depois do diagnóstico de dermografismo, Ariana decidiu aumentar a consciencialização sobre a doença através da fotografia. «Eu queria captar esse sentimento de vulnerabilidade, pois eu não tenho controlo sobre isso, simplesmente acontece», opinou.
No ano passado, ela também lançou um blog intitulado «Dermatographism» para outras pessoas que foram diagnosticadas com a doença partilharem fotos e histórias.
Fonte: DD
[video=youtube_share;YTeqjFBN8S0]http://youtu.be/YTeqjFBN8S0[/video]