• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Multa record imposta pela UE à Microsoft

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
899 milhões de euros é o valor que terá que ser pago pela Microsoft referente à multa que lhe foi imposta pela União Europeia e a mais alta de sempre imposta a uma empresa pela UE. A Microsoft foi multada por práticas contrárias à livre concorrência.

Esta sanção vem juntar-se a outras que já tinham sido impostas pela UE ao gigante informático: em Março de 2004 497 milhões de euros por abuso deposição dominante, depois em Julho de 2006 mais 280,5 milhões de euros por não fornecer a informação necessária à concorrência sobre interoperabilidade. No total a UE já multou a Microsoft em cerca de 1.700 milhões de euros.

A Comissão considera que ao cobrar um preço excessivo pela informação prestada aos seus clientes a Microsoft não cumpriu as sanções impostas em Março de 2004 que obrigavam a companhia de Bill Gates a dar esses dados em condições razoáveis e não discriminatórias.

O Tribunal de Primeira Instância confirmou a setença em Setembro de 2007. A empresa corrigiu o seu comportamento a 22 de Outubro de 2007.

A Comissária Neelie Kroes disse esperar que esta multa feche um capítulo negro no historial de incumprimentos por parte da Microsoft e que no futuro o gigante informático se comporte de acordo com os princípios confirmados pelo Tribunal de Primeira Instância.

Na semana passada a Microsoft comprometeu-se a fornecer a partir de agora toda a informação necessária sobre a interoperabilidade dos seus produtos no entanto a Comissão Europeia mostra alguma cautela uma vez que a empresa de Bill Gates já antes prometeu e acabou por não cumprir.

No dia 14 de Janeiro Bruxelas abriu duas novas investigações contra a Microsoft por abuso de posição dominante depois de receber queixas de incompatibilidade do programa Office por parte do Comité Europeu de Sistemas Interoperacionais e outra da empresa norueguesa Opera que pediu que a UE analisasse se é legal incluir o Explorer como parte do sistema operativo Windows.

Fonte:tecnologia digital :espi28:
 
Topo