• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Multibancos já têm retrovisores

R

RoterTeufel

Visitante
Segurança: SIBS foi das primeiras a receber nova ATM
Multibancos já têm retrovisores
Muitos dos utilizadores das caixas multibanco já têm o hábito de observar o que os rodeia, olhando para os lados e para trás, antes de realizar as operações. Para facilitar essa observação, já começaram a ser instaladas em Portugal as primeiras ATM com espelhos retrovisores, apurou o Correio da Manhã.



Os espelhos estão colocados na parte superior das máquinas e permitem ao utilizador visualizar o que se passa atrás de si. Trata-se de um pormenor, mas que facilita as medidas de precaução dos clientes.

Adicionalmente, estas máquinas estão preparadas para receber sistemas de videovigilância, de acordo com informações do fornecedor, a multinacional Dielbold.

A própria Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), que gere o sistema multibanco, instalou uma destas máquinas nas suas instalações.

A introdução destas máquinas não se prende com nenhuma operação especial mas antes no âmbito da substituição corrente das máquinas, apurou o CM.

De acordo com a SIBS, as caixas têm um período de vida médio de oito anos. A sua substituição prende-se, sobretudo, com a 'deterioração de componentes mecânicas', como as impressoras, por exemplo.

Mas também as inovações tecnológicas têm levado à renovação do parque, a última das quais devido à introdução dos cartões com chip.

Diariamente, são efectuadas milhões de operações, quer através das caixas, quer através do sistema de pagamento automático.

Os últimos dados disponíveis da entidade que gere o sistema – que dizem respeito aos primeiros oito meses de 2008 – revelam que cada português fez em média seis operações nas caixas e quatro nos sistemas de pagamento nos estabelecimentos comerciais.

Em termos globais, cada português levantou, em média, 6,4 euros por dia, ainda de acordo com as estatísticas disponíveis.

CÓDIGO AO CONTRÁRIO NÃO ALERTA

A informação que circula na internet, e que é mesmo divulgada por funcionários bancários, de que é accionado um alerta em caso de digitação do código secreto invertido não é verdadeira, garante a SIBS. A informação que circula por correio electrónico de que o código invertido alerta as forças policiais é falsa, explica a entidade gestora da rede multibanco. 'Trata-se de um mito urbano', adiantou fonte próxima daquela entidade. De resto, a SIBS não tem informação sobre a implementação desta técnica em qualquer país europeu ou em qualquer outro continente. n

CONSELHOS

PAGAMENTOS

Num pagamento, nunca deve perder de vista o cartão e controlar o seu uso apenas num único equipamento.

OPERAÇÕES

No momento do pagamento, ao introduzir o código secreto, deve proteger a digitação do número do olhar de terceiros.

CÓDIGOS

Não deve escrever o código secreto no cartão, nem em qualquer outro documento que tenha junto do cartão.

REPETIÇÕES

Após confirmar o valor e de digitar o código, não deve permitir que repitam a operação sem que o terminal informe que a tentativa foi anulada ou mal sucedida.

SAIBA MAIS

REDE

A rede multibanco conta com 13 mil caixas e 180 mil terminais de pagamento em lojas.

1985

ano em que foi instalada a primeira caixa multibanco, no Banco Nacional Ultramarino, no Rossio, Lisboa.

4000

lojas já têm o MB Spot, que permite pagar facturas em pastelarias, mercearias ou farmácias.

TELEMÓVEIS

O multibanco também está disponível nos telemóveis, sendo possível fazer carregamentos.

ROUBOS

Se o cartão MB for perdido ou roubado, os utilizadores devem ligar para os números 808 201 251 ou 217 813 080.

60

serviços disponibilizados na rede Multibanco, entre os quais a compra de bilhetes para espectáculos

NÚMERO DE ATM POR DISTRITO

Lisboa: 3.541

Porto: 1.975

Setúbal: 949

Aveiro: 773

Braga: 760

Faro: 723

Leiria: 590

Coimbra: 562

Santarém: 562

Viseu: 404

Castelo Branco: 239

Vila Real: 227

Évora: 223

Beja: 202

Bragança: 196

Guarda: 180

Portalegre: 167

Viana do Castelo: 135

TOTAL DE CARTÕES (N.º de cartões em milhões)

2004: 16,2

2005: 16,4

2006: 17,6

2007: 18,2

2008: 19,8

fonte: SIBS
 
Topo