• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Museu Berardo mostra 70 obras da colecção em Paris

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Museu Berardo mostra 70 obras da colecção em Paris

Mais de 70 obras do acervo do Museu Colecção Berardo, desde Warhol e Picasso aos portugueses Vieira da Silva e Amadeo de Souza Cardoso, vão ser exibidas a partir de 16 de Outubro no Museu do Luxemburgo, em Paris.

«De Miró a Warhol - A Colecção Berardo em Paris« é o título daquela que será a primeira grande exposição do Museu Colecção Berardo fora de Portugal, comissariada por André Cariou, director conservador do Museu de Belas Artes de Quimper, na Bretanha.

Miró, Max Ernst, Lourdes de Castro, Lucio Fontana, Robert Indiana, Roy Lichtenstein, René Magritte, Piet Mondrian, Pablo Picasso, entre outros artistas, estarão também representados nesta mostra no Museu do Luxemburgo - Museu do Senado Francês, até 22 de Fevereiro de 2009.

A exposição focará quatro temas: Surrealismo (exemplos de Miró e Dali), a abstracção de 1910 até ao após guerra (Mondrian, Tanguy), o confronto entre Europa e América dos anos 1960 com o novo realismo e a Pop Art (Warhol e Mitchell), e a criação após 1970 (Schnabel e Stella).

A exposição «De Miró a Warhol - A Colecção Berardo em Paris« insere-se no programa de Arte Moderna do Museu do Luxemburgo, criado no ano 2000 pelo Senado em homenagem àquele que, entre 1818 e 1937, foi o primeiro museu francês de artistas vivos.

Andre Cariou - autor de mais de uma dezena de livros sobre arte, especialmente no âmbito do surrealismo e pintura do fim do século XIX - comissariou mais de uma centena de exposições em território francês e também no México, Japão, Espanha, Irlanda, Grã-Bretanha, Holanda, e Itália.

A gestão e programação do Museu do Luxemburgo - Museu do Senado Francês está desde 2000 confiada à sVo - Sylvestre Verger Organisation, que alterna exposições sobre duas temáticas: a Renascença, em honra de Maria de Médicis que está na origem da construção do Palácio do Luxemburgo, e a Arte Moderna.





Diário Digital / Lusa
 
Topo