Portal Chamar Táxi

Museu da Carrapateira já está aberto e convida a uma visita

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Museu da Carrapateira já está aberto e convida a uma visita

1210254237.jpg


O Museu do Mar e da Terra da Carrapateira (Aljezur) abriu as suas portas no passado dia 1 de Maio, em ambiente de festa. O novo museu é um excelente pretexto para um passeio de fim de semana até esta aldeia da Costa Vicentina.

É que o museu foi concebido por museólogos, investigadores e outros profissionais desejosos de pôr a museologia contemporânea ao serviço da promoção desta região da Costa Vicentina, mas contou desde o início com a participação activa da população local.

A Câmara de Aljezur, responsável pelo projecto, salienta que esta participação e colaboração «foi tão marcante» que visitar o Museu é «como olhar para a vida intensa da gente que persiste em manter o sonho de uma identidade muito própria e plena de autenticidade».

O Museu, que custou ao todo perto de 720 mil euros, salientou Manuel Marreiros na inauguração, não é um equipamento isolado, apesar de se situar numa aldeia com apenas cerca de três centenas de habitantes e localizada no extremo sul do município de Aljezur, uma espécie de periferia da periferia.

É que este equipamento vai complementar um outro importante projecto que está em preparação e que levará à musealização e interpretação de uma faixa da orla costeira com cerca de quatro quilómetros, no Pontal da Carrapateira, e que será interdita aos veículos motorizados.

«Esta faixa costeira constitui um dos mais belos troços litorais do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e possui uma enorme riqueza natural, arqueológica, geológica e paleontológica», salienta a autarquia.

Barlavento
 
Topo