• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

MWC: acessórios permitem transmissão de internet através da luz

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Durante o World Mobile Congress (MWC) foram vários os produtos apresentados, protótipos, novas tecnologias…



Apesar de o grande foco do certame estar centrado nos smartphones, marcaram presença empresas e produtos com ofertas noutros segmentos.



Uma dessas marcas foi a pureLiFi, principal figura na expansão e emancipação da tecnologia “Light Fidelity”, que apresentou no MWC uma capa para smartphone que concede ligação Li-Fi ao equipamento, para além de outros acessórios para computador.










A grande novidade do MWC foi, indubitavelmente, a apresentação do Samsung Galaxy S9. Contudo, foram apresentados milhares de produtos no evento, alguns dos quais poderão mudar o paradigma da tecnologia atual.



A pureLiFi promete isso mesmo com os seus produtos focados no Li-Fi, tentando desta forma estabelecer a tecnologia de “Light Fidelity” como uma alternativa aos meios de transmissão e comunicação atuais, nomeadamente o Wi-Fi.



O que é e no consiste o Li-Fi?




Numa frase, o Li-Fi é a transmissão e comunicação de todo o tipo de dados, nomeadamente ligações à internet, através de radiação luminosa.



Ao invés do Wi-Fi que utiliza ondas de rádio, o Li-Fi utiliza a gama de frequências correspondente à luz visível ao olho humano no espetro eletromagnético para comunicação entre dispositivos.







Esta solução, apesar de parecer pouco pragmática num primeiro relance, tem bastantes potencialidades e usos no dia a dia. Os padrões Wi-Fi assentam sobretudo nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, que estão cada vez mais sobrecarregadas. O Li-Fi pode ser, deste modo, uma alternativa ao Wi-Fi, concedendo uma outra via de comunicação entre dispositivos.



Como é feita a comunicação de dados entre dispositivos?




A comunicação via Li-Fi é feita bi-direcionalmente. Cada um dos dispositivos terá um emissor e um recetor luminoso que serão responsáveis pela transmissão.



A transmissão é regulada pela intensidade de funcionamentos das lâmpadas LED, numa operação semelhante ao código morse, que será depois absorvida pelo recetor e transformada num sinal elétrico.



Apesar de toda esta panóplia de procedimentos na faixa de radiações visíveis ao olho humano, tais ações não serão distinguíveis aos nossos olhos. Os impulsos luminosos são enviados em intervalos de nanossegundos, sendo assim impercetíveis.







No caso de pretender ter uma ligação à internet via Li-Fi ligada mas não iluminar o local onde está, tal é possível usando uma frequência de comunicação fora do espetro visível ao olho humano.


Os usos práticos do Li-Fi são imensos, podendo chegar à realidade em que cada lâmpada será um hotspot de internet. É particularmente interessante em locais onde ocorrem interferência com ondas de rádio, como hospitais, aviões, centrais nucleares… Para além disso, é bastante seguro e restrito, tendo em conta as propriedades físicas do sistema.


[video=youtube;GkXyEgHRAcY]https://www.youtube.com/watch?v=GkXyEgHRAcY[/video]






Contudo, o Li-Fi tem algumas desvantagens que o impedem de se tornar a tecnologia dominante no segmento da transmissão de dados sem fios. Objetos opacos como paredes impedem a passagem dos sinais luminosos, consequentemente impedindo a transmissão de dados. Deste modo, teriam de ser colocadas “lâmpadas hotspot” em todas as divisões de uma casa.


Acessórios Li-Fi apresentados na MWC



Logicamente, esta tecnologia requererá alterações nos dispositivos que usamos diariamente. Terão de ter incorporados sensores luminosos, para receberem e emitirem os sinais.


A pureLiFi apresentou vários acessórios dedicados à integração do Li-Fi em computadores e smartphones. O principal destaque vai para a capa especial para smartphone, neste caso em particular um Samsung Galaxy S5, que lhe concede assim a capacidade de se conectar à internet via Li-Fi.







Para além da capa para smartphone, a pureLiFi apresentou outros produtos, entre os quais um computador portátil no qual inseriu um painel com todos os elementos necessários ao suporte de Li-Fi e um periférico conetável por USB com o mesmo propósito.



pureLiFi_MWC18_geral.jpg
pureLiFi_MWC18_geral.jpg
pureLiFi_Dell.jpg
pureLiFi_Dell2.jpg








A pureLiFi está empenhada em trazer esta tecnologia para o utilizador comum e um dos objetivos prioritários é, obviamente, incorporar a tecnologia nos dispositivos mais usados, como smartphones e computadores.


Atualmente os produtos da pureLiFi conseguem transmissões de internet até 42Mbps e foi realizada uma vídeochamada pelo Skype usando dois dispositivos apenas conectados por Li-Fi.


At pureLiFi we continue to drive Li-Fi technology to the next stage in it’s maturity. These two new integrated examples point to the future that Li-Fi will provide. We see Li-Fi connecting every device and everyone. Today we’ve proven we’re clearly on the way to realising that vision.


Não obstante, esta tecnologia poderá ser bastante interessante para outros dispositivos, nomeadamente os integrantes da Internet of Things, IoT.


logopplware.png
 
Topo