- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,534
- Gostos Recebidos
- 1,113

Ontem demos-lhe cinco formas de se motivaar para começar ou recomeçar os treinos, e hoje a nossa opinião não mudou: manter uma rotina de treino continua a ser de grande importância.
Mas da mesma forma que é importante manter uma rotineira prática de treino, exagerar não é também, de todo, aconselhado. Não só por ser mais fácil de se fartar e desistir de treinar como pela maior probabilidade de lesões que tal acarreta.
O repouso e descanso fazem também parte da rotina de treino, o que pode ser difícil de identificar e medir principalmente por quem está a começar. Sequem aqui, portanto, alguns sinais que o ajudam a identificar se está a treinar mais do que deveria.
Sente o corpo demasiado dorido: É normal que se sinta dorida, principalmente se alongou como deve ser depois do exercício físico. Contudo, se a dor é constante e não há forma de a passar, provavelmente está a abusar.
Sente-se muito cansado: Mesmo que pratique atividades que estimulem o organismo, é possível que se sinta cansado, o que indica treino em excesso. Não descure dos dias de repouso e se o treino é demasiado intesno, intercale-o com um dia de treino de core, por exemplo.
Os níveis de fome estão em baixo: Este ponto pode ser perigoso, uma vez que falta de apetite e muito treino leva a que o corpo não receba os nutrientes necessários à atividade em questão.
Tem mudanças de humor: o treino em excesso também se reflete a nível mental e psicológico e a causa está no aumento de cortisol, hormona do stress, que advém do treino intenso.
Está a perder músculo: É tudo o que não quer, certo? Mas o treino em excesso pode ter o efeito contrário ao desejado ao usar a energia do músculo e não da gordura. Como consequências prevê-se ganho de peso e retenção de líquidos.
IN:NM