- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,828
- Gostos Recebidos
- 1,128

Uma colisão foi evitada "por pouco" na noite deste domingo, dia 21 de setembro. Segundo reporta o Gabinete de Investigação e Análise para a Segurança da Aviação Civil (BEA), o incidente aconteceu quando um avião da companhia Nouvel Air aterrava no aeroporto de Nice e um outro, da EasyJet, se preparava para descolar.
Segundo a imprensa internacional, o Airbus A-320 da Easyjet, com destino a Nantes, preparava-se para descolar, quando um aparelho oriundo de Tunis, na Tunísia, se preparava para aterrar no aeroporto de Nice. A colisão terá sido evitada por três metros de distância, quando o avião em fase de aterragem acelerou para interromper a manobra e voltar a ganhar altitude, dando mais uma volta antes de aterrar em segurança 16 minutos depois do previsto. Já o piloto do aparelho da Easyjet terá cancelado a manobra e avisado os passageiros do sucedido.
Condições meteorológicas adversas
Tudo indica que o mau tempo pode ter tido um papel fundamental no incidente, dado que as más condições meteorológicas no aeroporto Nice-Côte d'Azur, em França, podem ter contribuído para problemas de visibilidade ou erros de navegação que levaram à quase colisão. Note-se que foram registadas tempestades na área, indica o Flight Radar.
Entretanto uma investigação vai ser desencadeada para apurar as causas do sucedido, procurando-se saber se o 'susto' foi causado pela torre de controlo, erros de navegação do piloto que estava a aterrar ou problemas de comunicação entre a torre de controlo e o avião da Nouvelair.
Sabe-se também que o avião desta companhia aérea deveria aterrar na pista 04L e não na pista 04R, onde o embate quase ia acontecendo.
IN:NM